Amanhã, quinta-feira, 5 de setembro, tem lugar a reunião de câmara do executivo municipal, que conta na ordem de trabalhos com a suspensão de mandato de Benjamim Pereira.
Guilherme Emílio, número dois deste executivo, irá assim assumir a presidência da Câmara Municipal de Esposende, a um ano das próximas eleições autárquicas.
Recorde-se que Benjamim Pereira foi o escolhido pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro para assumir o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
O IHRU é a entidade pública promotora da política nacional de habitação e tem por missão garantir a concretização, coordenação e monitorização da política nacional de habitação e dos programas definidos pelo Governo para as áreas da habitação, do arrendamento habitacional e da reabilitação urbana, em articulação com as políticas regionais e locais de habitação.
Com mais de 20 anos de carreira política, Benjamim Pereira iniciou a sua caminhada na freguesia de Forjães, onde se tornou Presidente de Junta. Em 2009 entra na Câmara Municipal como vereador e vice-Presidente, tendo-se tornado Presidente da Câmara Municipal de Esposende em 2013.
Benjamim Pereira sai assim da Câmara Municipal de Esposende ao fim de 11 anos como Presidente da Câmara, a faltar apenas um ano para o final do seu terceiro e último mandato.