A canoísta esposendense Teresa Portela vai ser homenageada esta quarta-feira, 4 de setembro, pela Câmara Municipal. A cerimónia está marcada para as 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Teresa Portela e Messias Baptista sagraram-se Campeões do Mundo no Uzbequistão, depois de vencerem a final de K2 Mistos 500 metros. Esta foi uma conquista especial para Teresa Portela, que alcançou o primeiro título mundial enquanto sénior, tornando, desta forma, ainda maior uma carreira marcada pelo facto de, em Paris 2024, ter-se tornado a única canoísta portuguesa a marcar presença em cinco Jogos Olímpicos consecutivos.
Já Messias Baptista voltou a subir ao lugar mais alto do pódio num Campeonato do Mundo, depois de, em 2023, na Alemanha, ter conquistado, juntamente com o esposendense João Ribeiro, o título de Campeões do Mundo de K2 Masculinos 500 metros.
O Campeonato do Mundo de Canoagem de Velocidade em Distâncias Não Olímpicas decorreu em Samarkand, Uzbequistão, de 23 a 25 de agosto, e ainda rendeu a Teresa Portela mais duas medalhas: Vice-campeã do Mundo em K2 200mt feminino em dupla com Francisca Laia e Medalha de Bronze em K4 500mt misto com Fernando Pimenta, Messias Baptista e Francisca Laia.