Decorreu este fim de semana, 15 e 16 de junho, no Estádio Padre Avelino Peres Filipe, nas Marinhas, o tão aguardado torneio internacional infantil. Nesta edição de 2024, para além da equipa organizadora do FC Marinhas e das equipas já habituais do Sporting CP, FC Porto, SL Benfica e SC Braga, juntaram-se os italianos da AS Roma, os espanhóis do RC Celta de Vigo e os polacos do Warta Poznan FC.
Os jovens pupilos da AS Roma tornaram-se na primeira equipa italiana a vencer o Torneio Internacional de Futebol Infantil das Marinhas. Os romanos bateram na final o SL Benfica por 2-1, depois de terem feito uma fase de grupos imaculada, conseguindo três vitórias em três jogos.
A Roma conseguiu o apuramento para a grande final ao ficar em 1º lugar no Grupo A, tendo derrotado o FC Marinhas por 8-0, o Sporting CP por 2-0 e os polacos do Warta Poznan FC por 2-1. Em 2º lugar do grupo ficou o Sporting CP com 6 pontos, Warta Poznan FC em 3º lugar com 3 pontos e o FC Marinhas em 4º lugar sem nenhum ponto conseguido.
Já o SL Benfica, no grupo que acabaria por ser o mais equilibrado deste torneio, apurou-se em primeiro lugar do Grupo B, tendo ganho ao SC Braga por 4-1, perdendo com o FC Porto por 1-0 e empatado o terceiro jogo, domingo de manhã, por duas bolas, contra o RC Celta de Vigo. Com as quatro equipas empatadas com 4 pontos no final da fase de grupos, o SL Benfica acabaria por ficar em 1º lugar do grupo devido à diferença de golos (6 golos marcados e 4 sofridos), a única equipa com saldo positivo (+2). Em segundo lugar ficou o FC Porto, com a diferença de golos nula, com 2 golos marcados e 2 sofridos. Já a atribuição do 3º e 4º lugar do grupo teve de se fazer pelo terceiro critério de desempate (maior número de golos marcado), uma vez que a diferença de golos do RC Celta e SC Braga era de menos um golo. Assim, o RC Celta ficou em 3º lugar por ter marcado 4 golos, relegando o SC Braga para 4º e último lugar com apenas 3 golos marcados na fase de grupos.
A tarde de domingo ficou reservada para os jogos de atribuição de lugares. Assim, no jogo de atribuição para o 7º e 8º lugar, o SC Braga bateu o FC Marinhas por 3-2 e para 5º e 6º lugar, o RC Celta de Vigo venceu os polacos do Warta Poznan FC por 2-0.
O FC Porto, vencedor da edição do ano passado, conseguiu o 3º lugar no XXXVII Torneio Internacional de Futebol Infantil – Fernando Pilar Cunha, depois de vencer o Sporting CP por 1-0.
Já quanto aos prémios individuais, o prémio de melhor jogador do torneio foi para o italiano Niccolo Chieffallo; Edoardo Terlizzi, também da AS Roma, venceu para melhor guarda-redes; e Laurindo Mendonça, do Sporting CP, melhor marcador.
O melhor ataque do torneio foi para os sportinguistas, com um total de 15 golos marcados, com o FC Porto a ser premiado como melhor defesa com apenas 2 golos sofridos.
A Taça Fair-Play/Disciplina ficou em casa, sendo atribuída ao FC Marinhas.