Esposende garante, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o montante de 6,851 milhões de euros: 6,651 milhões para a construção do novo Centro de Saúde de Esposende e 200 mil euros para a requalificação do atual Centro de Saúde de Esposende
Em cerimónia presidida pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e onde marcou presença também o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, Benjamim Pereira assinou hoje, na sede da CCDRN, no Porto, os contratos de financiamento para a construção do novo Centro de Saúde de Esposende, um investimento de cerca de 6 milhões e 651 mil euros, e para a requalificação do atual Centro de Saúde de Esposende, cujo investimento é de 200 mil euros.
Os contratos hoje assinados são referentes a uma segunda fase do PRR para projetos de construção e de requalificação de infraestruturas de cuidados de saúde primários, num total de 261 projetos e de 271,5 milhões de euros de investimento.
“Com o financiamento hoje assegurado, Esposende garante a criação de um novo Centro de Saúde na cidade e a beneficiação das atuais instalações, potenciando a melhoria da qualidade de vida da comunidade concelhia”, assinala o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
A construção de um novo Centro de Saúde irá permitir a renovação das instalações e dos equipamentos das unidades de saúde do concelho, aumentando a eficiência energética, assegurando condições de acessibilidade, qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais, e adaptando-os aos novos modelos de prestação de cuidados de saúde. Esta obra é tão mais relevante na medida em que vai de encontro ao reforço da capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), como meio de resposta às mudanças demográficas e epidemiológicas do país, à inovação terapêutica e tecnológica, à tendência de custos crescentes em saúde e às expetativas de uma sociedade mais informada e exigente. Para o efeito, existe a necessidade premente em investir nos cuidados de saúde primários, que foram agudizados pelo impacto da pandemia COVID 19, e que exigem um SNS cada vez mais robusto, resiliente e eficaz na resposta às necessidades em saúde da população.
No que se refere à requalificação do atual Centro de Saúde de Esposende, a intervenção contemplará a remodelação do rés-do-chão, permitindo melhorar a distribuição funcional dos espaços, uma vez que atualmente o edifício não se encontra adequado à prestação de cuidados específicos. Recorde-se que em abril de 2023, foi assinado o auto de transferência da Administração Central para a Câmara Municipal, o qual começou a vigorar a 1 de julho, sendo que, desde então, o Município participa no planeamento, na gestão e na realização de investimentos relativos a novas unidades de prestação de cuidados de saúde, nomeadamente na sua construção, equipamento e manutenção, bem como no que diz respeito à beneficiação de instalações e equipamentos.
O Presidente Benjamim Pereira sublinha que, para além destes investimentos, e ainda no que se refere a equipamentos de saúde, será concretizada a requalificação da Unidade de Saúde de Apúlia, uma obra estimada em aproximadamente 1 milhão e sete mil euros e que prevê a requalificação total do edifício, adequando-o às atuais necessidades. O autarca assinala que “neste caso, o Município vai ter de assegurar cerca de metade do investimento, uma vez que o investimento previsto é na ordem dos 500 mil euros”. “Contas feitas, estamos a falar de um investimento próximo dos 8 milhões de euros, só no setor da saúde”, refere o autarca, lembrando que “outros e determinantes projetos estão em execução ou em vias de avançar no território concelhio, projetando o Município na senda do progresso e do desenvolvimento”.