A Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende, acolheu no passado dia 13 de maio, os parceiros do projeto Erasmus+ “Climate Change Data Journalism“, que incluiu a participação de representantes da Turquia, Macedónia do Norte e Itália. Esta visita, que teve a duração de três dias, permitiu aos parceiros conhecer a realidade educativa portuguesa e partilhar experiências e conhecimentos sobre jornalismo de dados e mudanças climáticas, com vista à sua aplicação no ensino.
A cerimónia de receção contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, do administrador da Esposende Ambiente, Paulo Marques, e outras personalidades representativas das entidades parceiras.
Durante esta mobilidade, os parceiros tiveram a oportunidade de visitar a cidade do Porto e participar num workshop na redação do Jornal Público, onde puderam trocar experiências e conhecimentos sobre jornalismo de dados e mudanças climáticas. Para além disso, desfrutaram de um passeio turístico pelo centro histórico do Porto.
O objetivo do projeto é promover uma formação humanística nos alunos, permitindo-lhes assumir a sua cidadania e garantir o respeito pelos valores democráticos e ambientais.
Os Projetos Erasmus+, como o “Climate Change Data Journalism“, são essenciais para o intercâmbio cultural e educacional entre países. Estas iniciativas possibilitam que alunos e profissionais de diferentes países partilhem experiências e conhecimentos, promovendo a cooperação e a compreensão mútua. Além disso, estes projetos ajudam a desenvolver competências essenciais para o futuro no campo do jornalismo de dados ambientais, como a capacidade de trabalhar em equipa e resolver problemas globais. Os alunos aprendem, assim, a ir além da sala de aula, da escola e do país, desenvolvendo habilidades cruciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e coesa.