O Grupo Desportivo de Apúlia sagrou-se campeão distrital da 1ª Divisão de iniciados, após vencer este domingo, no Campo dos Sargaceiros, o Merelinense FC por 13-0. Desta forma os apulienses carimbaram a subida à divisão de honra da AFBraga, divisão máxima distrital, estando invictos e com apenas dois empates cedidos ao longo da época, quando falta apenas uma jornada para o final do campeonato.
No final do jogo, conversamos com Pedro Abreu, treinador do GD Apúlia, que nos falou um pouco sobre a época e o significado desta conquista.
Notícias de Esposende: Pedro, o que vai nesta altura no seu coração, depois de soar o apito final da partida e te sagrares campeão?
Pedro Abreu: Orgulhoso é a palavra certa. A forma com que estes miúdos trabalharam semana após semana foi incrível. Quando pouca gente acreditava, nós dissemos presente e os miúdos merecem este momento.
Notícias de Esposende: Para si, qual foi a chave para o sucesso?
Pedro Abreu: A chave para esta conquista foi definitivamente a consistência de toda a equipa durante toda a época. E desde já quero agradecer a estes miúdos, que raramente faltaram aos treinos, fator que demonstra claramente a dedicação e o empenho que demonstraram na conquista dos nossos objetivos. Agradecer também à direção por todo o apoio. Estiveram sempre do nosso lado e deram um grande contributo.
Notícias de Esposende: Uma época quase irrepreensível. Campeões invictos e com apenas dois empates. Qual foi o adversário mais difícil que encontraram?
Pedro Abreu: Todos os adversários são difíceis e desde o início passei sempre essa mentalidade a equipa. Temos de encarar todos jogos com a mesma mentalidade, vontade e compromisso. Esse foi um dos segredos desta conquista.
Notícias de Esposende: Festeja hoje a subida à divisão de honra. O que lhe reserva o futuro? A continuidade no Grupo Desportivo de Apúlia ou outros voos?
Pedro Abreu: Neste momento quero aproveitar com os miúdos e a minha equipa técnica para festejar a subida de divisão e o título de campeão distrital, porque eles merecem. Relativamente ao meu futuro, posso adiantar que existe uma proposta do GD Apúlia, mas confesso que ainda não está nada decidido. Foi uma época muito desgastante e sinto que agora é o momento de desfrutar do que alcançamos antes de olhar para o futuro.
Notícias de Esposende: Nesta altura, tem alguma palavra que defina esta época desportiva?
Pedro Abreu: Na verdade tenho mais que uma. Há três palavras que me acompanharam sempre e se tornaram o mote do meu trabalho: HUMILDADE, ACREDITAR e UNIÃO. Estas são as palavras que quis transmitir, desde o primeiro minuto, a estes jovens sargaceiros. Eles sempre deram tudo pelo clube e conseguiram honrar com muito sucesso estes valores.
Pedro Abreu, de 24 anos, natural da freguesia de Gandra, iniciou a sua jovem carreira de treinador na época de 2018/19 ao serviço do Gandra FC, no escalão de benjamins. Na época seguinte mudou-se para o GD Apúlia, tendo saído apenas durante a época de 2021/22, para os juniores da UD Vila Chã, regressando novamente na época seguinte. Esta época, para além de treinador dos iniciados do GD Apúlia, integrou a equipa técnica dos juniores do Lank/Vilaverdense a competir no campeonato nacional. No seu curriculum, conta já com uma subida de divisão pelos juniores do GD Apúlia, campeão distrital da 2ª divisão de iniciados na época passada e campeão distrital da 1ª divisão de iniciados esta época, ambas ao serviço do GD Apúlia.