Ao longo de dois dias, a freguesia de Arcozelo, em Barcelos, esteve em festa, com o recinto a ser pequeno para tanta procura.
A abertura oficial realizou-se na sexta-feira, dia 21 de julho, e contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Barcelos, Mariana Carvalho; do presidente da Junta de Freguesia de Arcozelo, José Monteiro da Silva; da presidente da Assembleia de Freguesia de Arcozelo; Fátima Silva, do presidente da ARCA, Daniel Costa e da representante do Centro Paroquial de Arcozelo, Judite Freitas.
Daniel Costa fez questão de lembrar que esta é “uma festa de convívio e de cultura para os arcozelenses”, com Monteiro da Silva, presidente da Junta de Freguesia, a vincar que esta festa é para continuar nos próximos anos. “Estamos todos muito satisfeitos e orgulhosos, porque ao longo de dois dias vamos ter um bom cartaz, onde para além da ARCA e do Centro Social, nossos parceiros, temos também outras associações, como os Académicos, o Basquete Clube de Barcelos, a Columbófila e os Escuteiros”.
Monteiro da Silva fez mesmo questão de afirmar que “Arcozelo está aberto a todas as associações” e que “foram todas convidadas a estar aqui presentes. A junta de freguesias apoia todas as associações por igual”. Falando depois da festa, propriamente dita, Monteiro da Silva recordou o “interregno de três anos, devido à pandemia que assolou o País”, mas garantiu, sem reservas, que a festa “vai continuar” nos próximos anos.
Mariana Carvalho afirmou ser “muito gratificante e uma satisfação muito grande percebermos que instituições que aparentemente nada tem haver umas com as outras, com um objeto totalmente diferente, conseguem juntar-se para nos proporcionar isto na sua freguesia. Isto é um exemplo! Um dos problemas que temos na nossa sociedade é cada um olhar para o seu espaço, para o seu quintal, e fazer apenas aquilo que está no seu âmbito. E, de facto, três instituições de cariz totalmente diferente, juntarem-se, para proporcionar dois dias de festa, é realmente uma mais-valia e um exemplo”.
Após a abertura oficial do certame, a festa iniciou com uma aula de Zumba aberta a todos os presentes, seguindo-se da atuação musical de Paulo Neiva. O ponto alto da noite chegou com a atuação do Grupo Folclórico de Barcelinhos, que se apresentou acompanhado por um grupo folclórico de Taiwan e outro da Venezuela, trazendo a Arcozelo uma espécie de apresentação do que viria a ser o Festival do Rio deste ano. Zé Manel Music Box e Silvia Alexandra encerraram depois este primeiro dia.
No sábado, 22 de julho, a tarde foi dedicada aos Jogos Tradicionais, a cargo da ARCA, em conjunto com uma demonstração de basquetebol pelo Basquete Clube de Barcelos, e outra de vólei de praia, pelo voleibol “FC Os Académicos”. Pelas 18h, o recinto encheu-se para a Missa Campal, seguindo-se a atuação do MC Faria, do Grupo “Ar Jovem” e de um espetáculo de dança pela ARCA Dance Studio. A encerrar este segundo e último dia esteve o grupo musical Ofir Show.