Sexta-feira, 26 Janeiro 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Tenente-coronel Carlos Nuno Morgado é o novo comandante do Comando Territorial de Braga da GNR

O Comando Territorial de Braga realizou quarta-feira passada, 12 de outubro, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante do Comando Territorial de Braga, Tenente-coronel Carlos Nuno da Maia Morgado, numa cerimónia que foi presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Clero, no Auditório Vita do Seminário menor, em Braga.

O tenente-coronel Carlos Nuno da Maia Morgado é natural de S. Bernardo, concelho de Aveiro, e é mestre em Direito e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa e em Ciências Militares pela Academia Militar e, possui uma pós-graduação em ciências militares e policiais pelo Instituto de Estudos Superiores Militares.

Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1996, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam: Chefe de Secção no Estado Maior do Comando Territorial de Aveiro; Subdiretor do Departamento de Operações do Comando Operacional; Diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa; Assessor do Comandante do Comando da Administração e Recursos Internos; 2.º Comandante do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro; Comandante de Companhia e de Pelotão no Grupo de Intervenção Proteção e Socorro; Comandante de Pelotão do Batalhão Operacional no antigo Regimento de Infantaria; Comandante de Pelotão de Intervenção – Força Multinacional de Estabilização do Iraque; Adjunto do Comandante do Destacamento Fiscal de Gaia.

Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações.

O Comando Territorial de Braga é responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em todo o distrito, tendo a seu cargo uma área de policiamento com um total de 2.626 km2 e a responsabilidade da segurança de 631 848 habitantes.

Integram o dispositivo do Comando Territorial de Braga cinco Destacamentos Territoriais, um Destacamento de Trânsito (DT) e um Destacamento de Intervenção (DI), articulados em 23 postos territoriais, um posto de trânsito, um pelotão de intervenção, uma secção cinotécnica e uma secção Explosive Ordnance Disposal (EOD).

Carlos Nuno Morgado sucede a Joselino Ferreira, que comandou a GNR de Braga nos dois últimos anos.

Novo comandante quer melhores instalações

Tenente-coronel Carlos Nuno Morgado, apontou a melhoria das condições de trabalho, nomeadamente em termos de infraestruturas, como um dos seus “maiores desígnios”.

No discurso de tomada de posse, Carlos Nuno Morgado sublinhou que terá sempre “o foco nas pessoas” e que irá ainda apostar na racionalização dos recursos humanos disponíveis.

Em relação ao policiamento, advogou a aposta na prevenção e na proximidade, com especial enfoque nas pessoas mais vulneráveis.

No total, o Comando Territorial tem um milhar de efetivos, entre militares e civis.

outras notícias

SIPE Barcelos/Esposende organiza amanhã Seminário “Municipalização e/tem Futuro!?”

O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) vai organizar amanhã, sábado, 27 de janeiro, das 14h às 18h, um Seminário de curta duração...

Hoje A TERRA TREME às 11:14

A TERRA TREME é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração...

Só os burros é que não mudam!

Esta afirmação, imortalizada um dia por Mário Soares, não podia estar mais correta e atual. Ainda que 43% dos portugueses leiam jornais, apenas 30% destes...

Arcozelo em Festa foi um sucesso e é para continuar (c/ vídeos)

Ao longo de dois dias, a freguesia de Arcozelo, em Barcelos, esteve em festa, com o recinto a ser pequeno para tanta procura. A abertura...