A Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) avançou que está a dinamizar projetos na área da compra coletiva de gás e de energia elétrica para ajudar as empresas a ultrapassarem o problema do aumento dos custos energéticos. O presidente da ACIB, João Albuquerque, referiu ainda que a associação vai apostar na implementação de painéis fotovoltaicos “sem investimento por parte das empresas”.
João Albuquerque quer “chegar ao maior número de empresas da região, para lhes resolver, de forma muto direta, o problema da energia”. Está, por isso, convicto de que a associação vai “dar um bom contributo”. O responsável adiantou ainda que a ACIB vai assinar, no dia 11, os protocolos de cooperação que abrirão caminho à implementação daquelas medidas.
“As empresas estão com uma faca ao pescoço do ponto de vista energético. Nós respondemos com o que é possível, mas são necessárias medidas políticas concretas, rápidas e muito fortes para o controlo do preço da energia, porque isto é pura e simplesmente especulação”, sublinhou.
Segundo o responsável, ainda não há na região empresas que tenham fechado portas por causa do aumento dos custos da energia, mas há muitas que já vivem “um caos em termos de gestão”.