A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende vai homenagear o Comandante Juvenal Campos, no domingo, 20 de março, pelos 47 anos de serviço.
Juvenal Campos, Professor do Ensino Básico, Comandante dos BVEsposende, atinge, no dia 22 de março de 2022, 65 anos de idade, facto que justifica o termo de tantas dezenas de anos de uma missão sempre virada para servir, voluntariamente e como Bombeiro, a instituição e a população.
Do percurso cumprido desde a sua admissão, a 20 de junho de 1975, já lá vão 47 anos de serviço, Juvenal Campos, com 18 anos de idade, abraçou a causa na casa que sempre serviu como voluntário: a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende.
A sua carreira, conquistada a pulso, num trajeto marcado pela formação nas mais distintas valências, merecendo um conjunto de distinções e louvores que atestam a forma abnegada como sempre cumpriu a sua missão, permitiu-lhe alcançar o cargo de Comandante no dia 29 de setembro de 1995.
De todos os acontecimentos relevantes da sua brilhante carreira, destaca-se a sua integração na Missão Portuguesa de Ajuda Humanitária a Timor-Leste, no ano de 1999.
Em 19 de março de 2016, foi-lhe atribuído o Crachá de Ouro pela Liga dos Bombeiros Portugueses.
“Ciente do legado recebido e em memória de todos os bombeiros, elementos do comando e dirigentes que, ao longo destes 131 anos de vida, serviram a instituição, especialmente aqueles que pereceram em serviço – 3 bombeiros mortos em setembro de 2009 -, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende quer reconhecer publicamente os 47 anos de serviço do Comandante Juvenal Campos”, refere o Presidente da Direção, João Nunes, em comunicado.
Do programa consta Formatura geral com entrega de Condecorações e o descerramento de placa – ‘Sala Comandante Juvenal Campos’ -, que assim vai eternizar o nome do Comandante no Quartel dos BVEsposende, e que vão anteceder a Sessão Solene marcada para as 16h30.