Sexta-feira
Agosto, 12

D. José Cordeiro é o novo arcebispo de Braga

Responsável pela diocese de Bragança-Miranda sucede a D. Jorge Ortiga que serviu a Arquidiocese de Braga desde 1999.

Na manhã do passado dia 3 de dezembro foi publicada a nomeação de D. José Manuel Garcia Cordeiro como novo arcebispo de Braga em Portugal. Desde julho de 2011 que era bispo de Bragança-Miranda e vai agora substituir D. Jorge Ortiga que presidia à arquidiocese de Braga desde 1999.

D. José Cordeiro tem 54 anos e nasceu a 29 de maio de 1967, em Vila Nova de Seles em Angola. Foi viver para Parada, Alfândega da Fé, em Portugal, com a família em 1975 e frequentou o Seminário Menor da Diocese de Bragança-Miranda. Foi admitido ao Seminário Maior e seguiu os estudos filosófico-teológicos na sede do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Foi ordenado presbítero a 16 de junho de 1991 sendo incardinado na diocese de Bragança- Miranda. De 1991 a 1999 foi pároco, formador no Seminário Diocesano e Capelão do Instituto Politécnico de Bragança.

D. José Cordeiro, em 1999 iniciou o seu percurso em Roma frequentando o Pontifício Ateneu de Santo Anselmo. Obteve em 2001 a licenciatura em Liturgia e em 2004 o doutoramento.

De 2001 a 2005 foi vice-reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, tendo sido reitor 2005 a 2011. De 2004 a 2011 foi professor no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo.

No dia 18 de julho de 2011 foi nomeado bispo de Bragança-Miranda, recebendo a Ordenação Episcopal a 2 de outubro de 2011. Desde 2016 é membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

No âmbito da Conferência Episcopal Portuguesa é desde 2014 Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.

Esta nomeação acontece, depois de D. Jorge Ortiga ter apresentado a sua renúncia ao Papa, após completar 75 anos de idade, em março de 2019, seguindo as determinações do Direito Canónico.

O responsável vai exercer funções de administrador apostólico, para “assegurar o governo ordinário da arquidiocese de Braga”, até à tomada de posse do seu sucessor.

Braga, como diocese, data do século III, e é uma das três arquidioceses metropolitas de Portugal sendo elas Braga, Évora e Lisboa. O arcebispo de Braga usa o título de ‘Primaz das Espanhas’.

O atual território diocesano tem 2857 quilómetros quadrados, cujos limites não coincidem com os limites civis do Distrito de Braga.

A arquidiocese de Braga é constituída por 551 paróquias que servem aproximadamente 850 mil habitantes.

More from the blog

Jardim das margens do Cávado acolhe Barcelos Sunset 2022

“By the River | Barcelos Sunset 2022”. Esta é a proposta que a Casa da Juventude de Barcelos apresenta para que os fins de...

Suplemento júnior “Especial São João”

Neste dia de São João, disponibilizámos para todas as crianças um suplemento especial de São João. Aqui pode efetuar o download e imprimir em qualquer...

Exposição de carros de rali e carros clássicos, 20 e 21 de maio

A ACIB organiza uma exposição de carros no centro da cidade com a presença do Campeão Porsche GT3 CUP, Jorge Areia, e de dezenas...

Grupo de Cidadãos de Marinhas entrega dossier com 250 assinaturas na Junta de Freguesia

O Grupo de Cidadãos de Marinhas que tinha em curso um processo de recolha de assinaturas para a desagregação das freguesias de Esposende, Marinhas...