N SemanárioReligiaoD. José Cordeiro é o novo arcebispo de Braga

D. José Cordeiro é o novo arcebispo de Braga

-

- Publicidade -

Responsável pela diocese de Bragança-Miranda sucede a D. Jorge Ortiga que serviu a Arquidiocese de Braga desde 1999.

Na manhã do passado dia 3 de dezembro foi publicada a nomeação de D. José Manuel Garcia Cordeiro como novo arcebispo de Braga em Portugal. Desde julho de 2011 que era bispo de Bragança-Miranda e vai agora substituir D. Jorge Ortiga que presidia à arquidiocese de Braga desde 1999.

D. José Cordeiro tem 54 anos e nasceu a 29 de maio de 1967, em Vila Nova de Seles em Angola. Foi viver para Parada, Alfândega da Fé, em Portugal, com a família em 1975 e frequentou o Seminário Menor da Diocese de Bragança-Miranda. Foi admitido ao Seminário Maior e seguiu os estudos filosófico-teológicos na sede do Porto da Universidade Católica Portuguesa.

Foi ordenado presbítero a 16 de junho de 1991 sendo incardinado na diocese de Bragança- Miranda. De 1991 a 1999 foi pároco, formador no Seminário Diocesano e Capelão do Instituto Politécnico de Bragança.

D. José Cordeiro, em 1999 iniciou o seu percurso em Roma frequentando o Pontifício Ateneu de Santo Anselmo. Obteve em 2001 a licenciatura em Liturgia e em 2004 o doutoramento.

De 2001 a 2005 foi vice-reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, tendo sido reitor 2005 a 2011. De 2004 a 2011 foi professor no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo.

No dia 18 de julho de 2011 foi nomeado bispo de Bragança-Miranda, recebendo a Ordenação Episcopal a 2 de outubro de 2011. Desde 2016 é membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

No âmbito da Conferência Episcopal Portuguesa é desde 2014 Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.

Esta nomeação acontece, depois de D. Jorge Ortiga ter apresentado a sua renúncia ao Papa, após completar 75 anos de idade, em março de 2019, seguindo as determinações do Direito Canónico.

O responsável vai exercer funções de administrador apostólico, para “assegurar o governo ordinário da arquidiocese de Braga”, até à tomada de posse do seu sucessor.

Braga, como diocese, data do século III, e é uma das três arquidioceses metropolitas de Portugal sendo elas Braga, Évora e Lisboa. O arcebispo de Braga usa o título de ‘Primaz das Espanhas’.

O atual território diocesano tem 2857 quilómetros quadrados, cujos limites não coincidem com os limites civis do Distrito de Braga.

A arquidiocese de Braga é constituída por 551 paróquias que servem aproximadamente 850 mil habitantes.

Pensado em siN Noticias
Recomendado

Últimas Noticías

D. José Cordeiro é o novo arcebispo de Braga

Responsável pela diocese de Bragança-Miranda sucede a D. Jorge Ortiga que serviu a Arquidiocese de Braga desde 1999. Na manhã...

“Caminhada pela Diferença” do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. Instituído pela Organização das Nações Unidas...

Eleições intercalares na UF de Fonte Boa e Rio Tinto

Demissão em bloco de toda a oposição obriga à realização de eleições intercalares. PS e CDS acusam Carlos Escrivães...
- Publicidade Institucional -spot_img

Desporto

Portugal revalidou o título de campeão europeu de Futebol de Praia

Este domingo, a  seleção portuguesa de futebol de praia bateu...

Moreirense e Gil Vicente empatam em jogo com autogolo do guarda-redes Denis

 O Moreirense e o Gil Vicente empataram hoje 1-1,...
- Publicidade -spot_imgspot_img