Sexta-feira
Agosto, 12

Possível ‘volte face’ na UF de Apúlia e Fão

Decorreu esta quinta-feira, pelas 21:30h, na sede da Junta de Freguesia de Fão, nova Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Apúlia e Fão. Esta sessão foi de certa forma surpreendente, uma vez que os eleitos do PSD anunciaram no dia 01 de novembro a sua demissão em bloco, para que fosse possível dar novamente voz ao povo, através da realização de novas eleições.

Valdemar Faria, presidente de junta eleito no passado dia 26 de setembro, propôs, tal como nas Assembleias anteriores, os nomes de Otílio Hipólito, Luísa Torre, Filipe Queiroga e Inês Hipólito para o seu executivo, tendo sido, mais uma vez, chumbados um a um, com 6 votos favoráveis e 7 contra.

Este desfecho era expectável, uma vez que durante o período de tempo entre a última Assembleia e a Assembleia desta quinta-feira, os eleitos do PSD não encetaram conversações nem com a LIPAF, nem com o PS, forças que compõem a oposição.

Mas quando Valdemar Faria se preparava para encerrar a sessão, viu-se interrompido por Ilidia Vale e Manuel Melo.

Ilídia Vale perguntava a Valdemar Faria, para quando a formalização da sua demissão anunciada em comunicado, cumprindo assim a sua palavra. Por outro lado, Manuel Melo chamava a atenção de Valdemar Faria, para o facto de ser ele o único que podia acabar com a indefinição na União de Freguesias, propondo-se para novas conversações a fim de se tentar chegar a um acordo para o bem da União de Freguesia.

Valdemar mostrou-se então disponível, mas ao mesmo tempo reticente em fazer nova reunião com Manuel Melo e Ânia Peixoto, tendo o líder da LIPAF sugerido fazer a reunião com todos os eleitos (6 PSD, 5 LIPAF e 2 PS), a fim de não haver ‘diz que disse’.

A Assembleia foi então interrompida por 30 minutos e, numa sala à parte, decorreu a tentativa de entendimento. A oposição regressou então à sala onde decorreu a Assembleia, mas, pouco depois, os eleitos do PSD chamaram novamente Manuel Melo para conversar.

Volvidos mais 10 minutos, eis que a Assembleia é reaberta novamente, mas apenas para o anúncio de nova suspensão até à próxima segunda-feira, para, nas palavras de Valdemar Faria, “ter tempo para conversar melhor com a LIPAF” sobre um possível acordo de cooperação.

Ficou então definida a data da próxima segunda-feira, dia 22 de novembro, para realização de nova Assembleia de Freguesia, desta vez na Casa do Povo em Apúlia.

More from the blog

Suplemento júnior “Especial São João”

Neste dia de São João, disponibilizámos para todas as crianças um suplemento especial de São João. Aqui pode efetuar o download e imprimir em qualquer...

Grupo de Cidadãos de Marinhas entrega dossier com 250 assinaturas na Junta de Freguesia

O Grupo de Cidadãos de Marinhas que tinha em curso um processo de recolha de assinaturas para a desagregação das freguesias de Esposende, Marinhas...

Esposende de luto pela morte da fadista Filipa Menina

Faleceu hoje, aos 33 anos, a fadista Filipa Menina, vítima de doença prolongada. Em 2017 foi-lhe diagnosticado Paramiloidose, doença que lutava até aos dias de...

Bárbara Tinoco atua em Esposende a 11 de agosto

A cantora e compositora Bárbara Tinoco anunciou esta semana a sua digressão, até setembro, em que passará, a 11 de agosto, por Esposende. Vai...