N SemanárioSaúdeEncerramento da Estrutura de Apoio de Retaguarda do Distrito...

Encerramento da Estrutura de Apoio de Retaguarda do Distrito de Braga

-

- Publicidade -

Reuniu nas instalações do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no dia 08 de setembro de 2021, pelas 11:00 horas, a Comissão Distrital de Proteção Civil, tendo o ponto único da ordem de trabalhos o encerramento da Estrutura de Apoio de Retaguarda Distrital.

Recorda-se que a Estrutura de Apoio de Retaguarda funcionou nas instalações do Hotel João Paulo II no Sameiro em Braga, ao abrigo de protocolo celebrado entre os Hotéis do Bom Jesus e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil conforme previsto no Despacho n.o 10942-A/2020 de 06 de novembro de 2020.


A Estrutura de Apoio de Retaguarda iniciou a sua atividade em 23 de novembro de 2020, em parceria com o Instituto da Segurança Social, I.P. e a Administração Regional de Saúde do Norte, I.P, no referido Hotel, local que se encontrava preparado desde 26 de abril de 2020, onde foram adaptados os quartos, corredores, lavandaria e espaços envolventes para receber os doentes infetados por SARS-CoV-2, dispondo de uma capacidade de 70 camas, 19 das quais articuladas.

A Estrutura de Apoio de Retaguarda destinava-se a acolher utentes contaminados por SARS-Cov-2, sem retaguarda familiar/institucional, bem como, para apoiar as Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, sempre que tal necessidade se verificasse, após verificados os pressupostos criados pela Subcomissão Distrital de Proteção Civil.

Durante o período em que a Estrutura de Apoio de Retaguarda permaneceu ativa acolheu vinte e dois utentes oriundos de diversos municípios do Distrito de Braga.
Face à evolução positiva da situação pandémica em Portugal e face à ausência da necessidade de ocupação do espaço por utentes infetados por SARS-CoV-2, a proposta de encerramento da Estrutura de Apoio de Retaguarda foi aprovada por unanimidade.

A Comissão Distrital de Proteção Civil, deliberou ainda, emitir um voto de louvor de reconhecimento, empenho e esforço a todas às entidades públicas e privadas envolvidas no combate à Pandemia COVID 19, com especial relevância aos Bombeiros, Forças e Serviços de Segurança, Serviços de Saúde, Segurança Social, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Forças Armadas, Serviços de Proteção Civil e Autarcas.

Foto: Vieira do Minho TV

Pensado em siN Noticias
Recomendado

Últimas Noticías

Encerramento da Estrutura de Apoio de Retaguarda do Distrito de Braga

Reuniu nas instalações do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção...

Acidente de viação em Barcelos mata mulher de 88 anos

Uma mulher de 88 anos morreu hoje e duas outras pessoas sofreram ferimentos ligeiros, na sequência de um acidente...

Remoção de amianto obriga ATL da escola EB/JI de Fraião a mudar-se para o Salão Paroquial da Igreja de Tamel São Veríssimo

A Associação de Pais foi informada durante o fim-de-semana pelos serviços do Município de Barcelos, que as obras que...
- Publicidade Institucional -spot_img

Desporto

INTERSPED TEAM FORA DA PARTICIPAÇÃO NO CAMPEONATO DA EUROPA DE ATRELAGEM

A Federação Equestre Francesa cancelou a organizão do Campeonato...

Treinador Rui Almeida de saída do Gil Vicente

O técnico foi informado da decisão do clube segunda-feira e...
- Publicidade -spot_imgspot_img