Terça-feira, 23 Abril 2024

#informaçãoSEMfiltro!

PS Esposende contraria as 100 medidas do PSD e aponta os 100 ‘fiascos’ do mandato

(Notícia publicada na Edição impressa N.º 30 de 13 de agosto de 2021)

O PSD Esposende revelou na terça-feira que iria dar a conhecer 100 medidas levadas a cabo neste mandato, “nas mais diversas áreas da governação autárquica deste município”, uma vez que a “política e o exercício dos cargos públicos devem ser encarados com responsabilidade, sentido de compromisso e respeito pelos munícipes” e por entenderem ser “importante prestar contas acerca do trabalho realizado”.

“100 medidas num Mandato, 100 medidas transversais e complementares dentre muitas outras que contribuíram para colocar Esposende como um dos municípios mais desenvolvidos e sustentáveis deste país”, anunciaram os socias-democratas.

Entre as medidas do mandato que agora termina já anunciadas pelo PSD, estão a criação da START Esposende que “em pouco mais de 1 ano de funcionamento foi responsável pelo acolhimento e apoio de 35 empreendedores, acompanhou 36 potenciais investidores e investimentos empresariais de 10 milhões de euros”, a instalação dos semáforos no cruzamento do Café Tropical em Palmeira de Faro, a celebração de protocolos de cooperação com as IPSS num investimento superior a 350 mil euros e o investimento superior a 1.8 milhões de euros em “manutenção, conservação, beneficiação e requalificação de infraestruturas desportivas”.

Revelando que tinha ficado “expectante para saber que medidas seriam essas”, o presidente da comissão administrativa do Partido Socialista, Tito Guilherme Evangelista e Sá, declara que se dececionou, por constatar que “mais uma vez era publicidade enganosa”.

“Assim, a título de exemplo, quando Benjamim Pereira refere que subsidiou com 70.000 euros os Bombeiros de Esposende e Fão, para a criação de uma equipa de intervenção permanente, não disse que esse montante é pago pela Câmara, pagando o estado outro tanto, e que as outras Câmaras do país fazem o mesmo, não sendo Esposende a excepção como tenta fazer crer”.

Considerando ser “conversa fiada e ‘bla bla bla’” de Benjamim Pereira, responde o PS com “factos concretos, e assim, só para começar, publicita uma listagem de 100 ‘fiascos’ da gestão do presidente da Câmara que não esgota todos os seus falhanços, que dão para várias listagens”.

Entre esses 100 “falhanços” apontados pelo PS, estão: abandono do forte S. João Batista e da Estação Radio Naval em Apúlia; não execução da ligação da A28 a Forjães; inexistência de rede de saneamento em Fonte Boa e Rio Tinto; não realização da variante à N13 entre a Solidal e a Avenida de Banhos; interrupção da obra ecovia do Cávado em Fonte Boa e da ecovia do Litoral em Rio de Moinhos; não construção de uma única casa de habitação social no concelho; arrendamento dos pisos superiores de um edifício em Esposende, pela renda exorbitante de 5500 euros por mês, pertencente à herança da mãe do presidente da junta de Palmeira, do PSD, para o chamado centro de negócios e a realização de obras e trabalhos no edifício no valor de cerca de meio milhão de euros pagos pela Câmara numa casa que não lhe pertence; aceitação que a vacinação de idosos fosse efectuada em Barcelos, propondo-se transportá-los de autocarro para lá, o que só não aconteceu devido à intervenção do PS, que conseguiu que essa vacinação fosse transferida para Esposende; lixeira a céu aberto com deposição de materiais tóxicos e perigosos junto ao estádio de Vila Chã; não aprovação da declaração de interesse municipal que permitiria à associação Rio Neiva construir as suas instalações em terreno doado anteriormente pela própria Câmara, em Antas; entre outros.

outras notícias

Seguros dos Bombeiros Voluntários suportados pelo Município até 2026

Foi aprovado esta manhã em reunião de câmara, a proposta de financiamento de todos os encargos financeiros relativos aos seguros de acidentes de trabalho,...

Desfile de Carnaval infantil adiado para 16 de fevereiro

O Município de Esposende anunciou hoje o adiamento do Desfile de Carnaval “Fantasia Ambiente 2024”, para a próxima sexta-feira, dia 16, pelas 10 horas,...

SIPE Barcelos/Esposende organiza amanhã Seminário “Municipalização e/tem Futuro!?”

O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) vai organizar amanhã, sábado, 27 de janeiro, das 14h às 18h, um Seminário de curta duração...

Hoje A TERRA TREME às 11:14

A TERRA TREME é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração...