N SemanárioCulturaMareada - Associação Cultural, celebrou Protocolo de Cooperação para...

Mareada – Associação Cultural, celebrou Protocolo de Cooperação para o projeto “Cruz, Concha e Areia”

-

- Publicidade -

(Notícia publicada na Edição impressa N.º 30 de 13 de agosto de 2021)

Foi esta segunda-feira, dia 9 de agosto, celebrado um protocolo de cooperação no âmbito do projeto Nacional e Internacional conjunto, denominado “Cruz, Concha e Areia”, promovido pela PatriPove – Associação de Defesa e Consolidação do Património Poveiro, da qual fazem parte a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, a Juntos Pelo Mundo Rural – Associação Ibérica de Defesa de Caça, Pesca, Tradições e do Mundo Rural, e a Mareada – Associação Cultural, sediada na Apúlia.

Este protocolo visa, entre outras, coordenar esforços para o desenvolvimento, a defesa, promoção e valorização da Cultura Tradicional Portuguesa, do Caminho de Santiago e da Cultura das Masseiras nos concelhos da Póvoa de Varzim e Esposende.

Estão previstas várias iniciativas para a criação de dinâmicas culturais (gastronomia e vinicultura, artesanato e moda), empreendedorismo e ações solidárias, a relevância e o interesse no turismo regional e religioso, a saúde e bem-estar, e a importância da agricultura biológica e sustentável.

Na assinatura deste protocolo estiveram presentes dirigentes de diversas associações e entidades locais e nacionais para as áreas do turismo, agricultura e história, para além de empresários da região.

Foram apresentados também alguns dos produtos que farão parte do projeto, tais como, a Camisola Tradicional Poveira e o Gorro com motivos alusivos a Santiago e a produção do Vinho “Tubarão”, produzido com uvas das tradicionais masseiras.

Houve ainda tempo para a inauguração de um Nicho dedicado a Santiago, na Quinta da Ramada, em Apúlia, local onde se realizou a iniciativa, e uma visita ao campo de masseira desta quinta.

O primeiro passo para o projeto denominado “Cruz, Concha e Areia”, foi dado em maio deste ano, com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago e a Patripove, assinado em Vila do Conde, numa unidade hoteleira que acolhe peregrinos.

Esta assinatura deste protocolo com Mareada – Associação Cultural e Juntos Pelo Mundo Rural – Associação Ibérica, faz parte do segundo passo, dos mais importantes, que visa envolver reputadas associações locais e nacionais no projeto.

Por último, o terceiro passo, será a internacionalização do projeto, com a entrada de novos parceiros estrangeiros, e que está a ser finalizado neste momento. Será uma parceria impactante, mas que só será revelado em setembro.

Pensado em siN Noticias
Recomendado

Últimas Noticías

Mareada – Associação Cultural, celebrou Protocolo de Cooperação para o projeto “Cruz, Concha e Areia”

(Notícia publicada na Edição impressa N.º 30 de 13 de agosto de 2021) Foi esta segunda-feira, dia 9 de agosto,...

PS Esposende contraria as 100 medidas do PSD e aponta os 100 ‘fiascos’ do mandato

(Notícia publicada na Edição impressa N.º 30 de 13 de agosto de 2021) O PSD Esposende revelou na terça-feira que...

Morte de sacristão em poço gera revolta na população de Belinho e Mar

(Notícia publicada na Edição impressa N.º 30 de 13 de agosto de 2021) No passado dia 30 de julho, um...
- Publicidade Institucional -spot_img

Desporto

Leonor Hipolito reforça Gemeses na próxima época

Depois da apresentação da Internacional Sub23, Mafalda Germano que...

Santa Maria FC apresentou plantel para a época 2020/21

SANTA MARIA VOLTA A DISPUTAR A PRÓ-NACIONAL DA AF...
- Publicidade -spot_imgspot_img