N SemanárioReligiaoGrupo de Acção Social Cristã celebrou protocolo do “Projeto...

Grupo de Acção Social Cristã celebrou protocolo do “Projeto Um Teto para Todos”

-

- Publicidade -

Decorreu nas instalações do GASC – Grupo de Acção Social Cristã, a cerimónia de assinatura do Protocolo de Compromisso – Prestação de Serviços de Apoio, Acompanhamento Social e Alojamento em Apartamentos Partilhados, entre o Instituto da Segurança Social, I. P., representado pelo Centro Distrital da Segurança Social Braga, na pessoa do Diretor, João Ferreira e o GASC, com vista à formalização do “Projeto Um Teto para Todos”.

Nesta cerimónia estiveram também presentes o Gestor Executivo da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem Abrigo, Henrique Joaquim, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, bem como alguns dos residentes nas habitações.

“Este Protocolo de Compromisso traz ao GASC e à rede de parceiros do “Projeto Um Teto Para Todos”, nomeadamente o IHRU e a Câmara Municipal de Barcelos, um novo organismo central nesta resposta, a Segurança Social, que potenciará novas sinergias e um novo impulso a esta resposta, capacitando-a e dotando-a de mais mecanismos e meios para o apoio das pessoas em situação de sem-abrigo, indo de encontro ao preconizado na Estratégia Nacional para a Integração nas Pessoas em Situação de Sem Abrigo (ENIPSSA) 2017-2023 – o reforço da intervenção promotora da integração das pessoas que se encontram nesta situação, bem como um maior conhecimento deste fenómeno”, referem em comunicado.

Após esta cerimónia, seguiu-se uma visita aos 4 apartamentos afetos para este projeto.

A história do Projeto “Um Teto Para Todos” remonta a 2012, ano em que o GASC contactou o IHRU de forma a se avaliar a possibilidade de cedência de uma habitação para dar arranque a este projeto piloto e inovador no concelho de Barcelos, por forma a consolidar uma abordagem estratégica e integrada na prevenção e na intervenção no fenómeno dos sem abrigo, dando seguimento a um trabalho já dinamizado em outras respostas do GASC, nomeadamente o Refeitório Social e o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, onde se sentia que era necessário fazer mais, dados os recursos (in)existentes.

Em 2015, este projeto avançou com o alargamento para mais 3 habitações, 2 apartamentos de tipologia T4 e um de tipologia T2, localizando-se no centro urbano da cidade, juntando ao apartamento T4 cedido em 2012, passando a sua capacidade máxima a ser de 14 utentes. Em 2016, foi celebrado um protocolo de parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, passando a Autarquia a colaborar com o apoio no financiamento das rendas.

Até à data, passaram pelo Projeto um total de 34 pessoas.

Pensado em siN Noticias
Recomendado

Últimas Noticías

Grupo de Acção Social Cristã celebrou protocolo do “Projeto Um Teto para Todos”

Decorreu nas instalações do GASC - Grupo de Acção Social Cristã, a cerimónia de assinatura do Protocolo de Compromisso...

Teatro de Balugas a caminho do Mondial du Théâtre no Mónaco

Companhia de teatro de Barcelos representa Portugal no maior e mais importante festival de teatro amador do mundo, de...

Festa em honra de S. Bartolomeu, Esposende, de 15 a 24 de agosto

A comunidade paroquial de S. Bartolomeu do Mar vai celebrar, com fé e piedade, de 15 a 24 de...
- Publicidade Institucional -spot_img

Desporto

Guarda-redes brasileiro no Gil Vicente

O Gil Vicente FC apresentou hoje, um novo jogador...

SANTA MARIA FC RENOVA COM JOÃO SALGUEIRO E TODA A EQUIPA TÉCNICA

O Santa Maria FC anunciou a renovação com o...
- Publicidade -spot_imgspot_img