- Produzidas por quem quer trazer um pedaço da cultura oriental para Portugal, as t-shirts da Émoi prometem alegrar os dias de quem as usa. Cores fortes, desenhos animados e frases em vietnamita são a imagem da marca produzida em Esposende.
Depois de mais de um ano a viver no sudeste asiático e de um regresso forçado devido à pandemia, nem a escrita das aventuras num blogue de viagens livrou Paula Carvalho do aborrecimento. E foi do tempo livre e das saudades da cultura que tinha deixado para trás que, no início do ano, nasceu a Émoi, uma marca de t-shirts largas, coloridas e que procuram transmitir alegria.
Paula Carvalho é uma nortenha que sempre adorou viajar. Sem poder voltar onde era feliz, tentou trazer a cultura asiática às t-shirts portuguesas. A produção é local, na mesma cidade onde cresceu, Esposende.
A cor é o ponto forte da marca, que arranca comentários de “irreverente” e “arrojada” pelas redes sociais. A jovem de 30 anos diz que o “intuito é colocar sorrisos nos rostos e transformar as ruas em locais mais coloridos”. Explica que o lado alegre e cheio de bonecos é uma parte da cultura vietnamita que poucos conhecem, principalmente quando se vai apenas de passeio. Mas, “ao viver lá, é fácil perceber que estes são elementos presentes na rotina tradicional”, diz, salientando que os bonecos semelhantes aos que desenha nas camisolas são comuns, por exemplo, na decoração do interior das casas.
IN – REVISTA MAGAZINE
FOTOS: LEONEL DE CASTRO