N SemanárioSaúdeCOVID-19: Esposende confirmado no lote de concelhos em estado...

COVID-19: Esposende confirmado no lote de concelhos em estado de alerta. Barcelos mantem-se no grupo de risco elevado.

-

- Publicidade -

116 dos 278 concelhos de Portugal continental (41,7%) estão em risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19, aplicando-se medidas mais restritivas, inclusive dever de recolhimento entre as 23:00 e as 05:00, anunciou hoje o Governo.

“Como disse na semana passada, esta semana não são alteradas nenhumas regras e o que acontece é que a pandemia é controlada pela eficácia da matriz, pelo cumprimento das regras da matriz, e temos hoje 116 concelhos em risco elevado e muito elevado”, declarou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa.

Segundo a atualização do mapa de risco, existem hoje 61 concelhos em risco muito elevado e 55 em risco elevado, contabilizando um total de 116 territórios em maior risco, quando a semana passada eram 90, com Barcelos a manter-se no grupo dos 55 concelhos em risco elevado.

Sem impacto nas medidas de desconfinamento, há 29 municípios em situação de alerta, por registarem, pela primeira vez, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional). Esposende está neste momento neste grupo.

O nível de risco elevado é aplicado aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência de covid-19 superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem municípios de baixa densidade populacional), enquanto o risco muito elevado se aplica aos territórios que contabilizem, pela segunda vez, mais de 240 casos por 100.000 habitantes (ou superior a 480 se forem de baixa densidade populacional).

Entre as medidas aplicadas aos concelhos de risco elevado e muito elevado estão o teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam, espetáculos culturais até às 22:30 e os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22:30 (no interior com o máximo de quatro pessoas por grupo e em esplanadas com o máximo de seis pessoas por grupo), com a particularidade de que às sextas-feiras a partir das 19:00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital de vacinação ou teste negativo à covid-19.

Pensado em siN Noticias
Recomendado

Últimas Noticías

COVID-19: Esposende confirmado no lote de concelhos em estado de alerta. Barcelos mantem-se no grupo de risco elevado.

116 dos 278 concelhos de Portugal continental (41,7%) estão em risco elevado ou muito elevado de incidência de covid-19,...

Carlos Reis na lista à câmara Municipal de Barcelos pelo “Barcelos Mais Futuro”

Carlos Reis deputado na Assembleia da República, é candidato em 4º lugar na lista de Mário Constantino pelo "BARCELOS...

Fernando Pereira cabeça de lista à Assembleia Municipal de Barcelos pelo “Barcelos Mais Futuro”

Fernando Pereira é candidato à Assembleia Municipal de Barcelos, na coligação "BARCELOS MAIS FUTURO" lista encabeçada por Mário Constantino...
- Publicidade Institucional -spot_img

Desporto

Santa Maria FC divulga carta aberta à Associação de Futebol de Braga

CARTA ABERTA À ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BRAGA SOBRE...
- Publicidade -spot_imgspot_img