Sábado, 18 Maio 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Fão: Experiencia piloto de iluminação LED na Ecovia do Cávado

Em comunicado enviado a esta redação, a Junta de Freguesia da União de Freguesias de Apúlia e Fão, presidida por Luís Peixoto, informa do sucesso da experiência piloto de iluminação LED na ECOVIA do Cávado em Fão.

Instalação de experiencia piloto de iluminação LED suportada por energia solar , com sucesso, em troço da ECOVIA do Cávado em Fão.

“Podemos reportarmo-nos a setembro de 2014 quando oficialmente demos conta, ao Município, da necessidade de iluminação do troço da ecovia do Cávado, entre Cangosta do Martinho e Caldeirão, em Fão. São cerca de 630 metros de traçado que permitem mobilidade pedonal e clicável fácil e em segurança. Nos últimos 15 dias a Junta de Freguesia tomou a iniciativa de instalar dois postes equipados com luminárias led e suportados por energia solar de forma a tentar otimizar a melhor separação entre os mesmos a fim de se garantir iluminação de circulação aos utilizadores da ecovia. Concluímos que a separação que garante a melhor relação entre custo e luminosidade é de 18 metros entre suportes.

Assim damos por terminados os testes e desta forma estamos em condições de garantir a eficiência dos restantes 33 postes necessários para cobrir toda a extensão deste troço da ecovia.

Solicitamos, já apoio ao Município no sentido de que se avance com a colocação das 33 luminárias em falta para que mais esta ambicionada questão se resolva.

Cada luminária tem um preço base de 640€ ficando os trabalhos de mão-de-obra de instalação a cargo do pessoal da Junta de Freguesia – execução de chumbadouros e afixação das luminárias-.

Por último referir que as luminárias estão programadas para dois níveis de intensidade luminosa. Na ausência de movimento a intensidade luminosa baixa a 30% e só quando é detetado movimento é que a luminária emite 100% da potência para a qual está preparada. A energia consumida é integralmente a armazenada durante o período diurno por incidência da luz solar.”

outras notícias

GD Apúlia campeão da 1ª Divisão de iniciados da AFBraga

O Grupo Desportivo de Apúlia sagrou-se campeão distrital da 1ª Divisão de iniciados, após vencer este domingo, no Campo dos Sargaceiros, o Merelinense FC...

Seguros dos Bombeiros Voluntários suportados pelo Município até 2026

Foi aprovado esta manhã em reunião de câmara, a proposta de financiamento de todos os encargos financeiros relativos aos seguros de acidentes de trabalho,...

Desfile de Carnaval infantil adiado para 16 de fevereiro

O Município de Esposende anunciou hoje o adiamento do Desfile de Carnaval “Fantasia Ambiente 2024”, para a próxima sexta-feira, dia 16, pelas 10 horas,...

SIPE Barcelos/Esposende organiza amanhã Seminário “Municipalização e/tem Futuro!?”

O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) vai organizar amanhã, sábado, 27 de janeiro, das 14h às 18h, um Seminário de curta duração...