N SemanárioAmbienteÁguas do Norte com novas infraestruturas de saneamento básico...

Águas do Norte com novas infraestruturas de saneamento básico em Esposende

-

- Publicidade -

A fim de dar resposta ao apelo das populações para a ampliação do sistema de saneamento no concelho de Esposende, a empresa Águas do Norte, SA, entidade responsável pela drenagem e tratamento das águas residuais “em alta”, com sede em Vila Real, está a construir ao longo do Ribeiro do Peralto, em Marinhas, numa extensão de 1.136 metros, o denominado “Intercetor de Vila Chã”.

A primeira fase desta obra, cujo valor ascende a €115.697,82, e tem um prazo de execução de três meses, permitirá servir cerca de 80 habitantes da Rua 5 de Agosto, da Rua Fonte da Telha e da Rua da Ponte Nova, onde fará a interceção e recolha das águas residuais proveniente das redes de saneamento da Esposende Ambiente.

Numa segunda fase este intercetor de águas residuais chegará à freguesia de Vila Chã, o que permitirá ao Município de Esposende e à Esposende Ambiente concretizar obras de infraestruturas de saneamento naquela freguesia.

Tendo subjacente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, o Município de Esposende e a Esposende Ambiente mantém, assim, a estratégia de realizar os trabalhos de infraestruturação de saneamento básico, que permitirão alcançar os melhores indicadores ambientais e de serviço público.

A Águas do Norte integra o Grupo AdP – Águas de Portugal e iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais em 63 Municípios que integram este sistema.


Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, em “baixa”, que envolve 8 Municípios da região, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.

Pensado em siN Noticias
Recomendado

Últimas Noticías

Grupo de Cidadãos de Marinhas entrega dossier com 250 assinaturas na Junta de Freguesia

O Grupo de Cidadãos de Marinhas que tinha em curso um processo de recolha de assinaturas para a desagregação...

Esposende de luto pela morte da fadista Filipa Menina

Faleceu hoje, aos 33 anos, a fadista Filipa Menina, vítima de doença prolongada. Em 2017 foi-lhe diagnosticado Paramiloidose, doença que...

Bárbara Tinoco atua em Esposende a 11 de agosto

A cantora e compositora Bárbara Tinoco anunciou esta semana a sua digressão, até setembro, em que passará, a 11...
- Publicidade Institucional -spot_img

Desporto

Francisco Dias reconduzido com unanimidade na presidência do Gil Vicente

Francisco Dias da Silva foi hoje reeleito na presidência...

Benfica defronta Óquei de Barcelos na Taça 1947 de hóquei em patins

O Benfica vai defrontar o Óquei de Barcelos nos...
- Publicidade -spot_imgspot_img