N SemanárioEsposendeJPNT vota contra apoio financeiro à Junta de Freguesia...

JPNT vota contra apoio financeiro à Junta de Freguesia da UF Fonte Boa e Rio Tinto e remete assunto para o Ministério Público e Inspeção-Geral de Finanças

-

- Publicidade -

Realizou-se ontem, quinta-feira dia 6 de maio, uma reunião de Câmara, onde, entre outras propostas, constava a concessão de apoio financeiro à Junta de Freguesia da União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, para a colocação da estátua de D. Frei Bartolomeu dos Mártires na zona central de Fonte Boa.

O único vereador da oposição, Rui Pereira, do grupo de cidadãos Juntos Pela Nossa Terra, votou contra ao que apelidou de “inadmissível”, o negócio efetuado entre Carlos Escrivães, presidente de Junta da UF de Fonte Boa e Rio Tinto, e o seu irmão, Joaquim Escrivães, e onde ainda entra no negócio um outro familiar.

Referindo ser a “primeira vez neste mandato que votamos contra um apoio a uma Junta de Freguesia”, justificou que “não o fazemos pelo valor, nem pelo objeto, mas pela forma e procedimentos utilizados pela respetiva união de freguesias”.

“Não estamos contra a colocação da estátua de D. Frei Bartolomeu dos Mártires na zona central de Fonte Boa. Se a junta de freguesia e a população acham que essa era uma prioridade da freguesia e nada há de mais importante para fazer e onde investir o dinheiro dos seus impostos, não seremos nós que nos vamos opor”, sustentou Rui Pereira.

O grave para o vereador é não ter sido respeitado os procedimentos de contratação pública, onde os “processos de aquisição sejam transparentes e eticamente inatacáveis”, e neste caso, “nada disto foi cumprido”.

“Senão vejamos: a obra foi executada pela empresa JCE, Lda., de que é proprietário um irmão do senhor presidente da junta de freguesia da UF de Fonte Boa e Rio Tinto. A fatura é emitida por uma empresa – Conservimo, empreendimentos imobiliários, Lda., propriedade do cunhado de quem executou a obra. Consideramos isto uma vergonha! O exercício das funções públicas não pode servir para ajudar irmãos, cunhados ou amigos. O exercício das funções públicas, porque se está a lidar com o dinheiro de todos, exige rigor, transparência e cumprimento escrupuloso de regras de contratação”, refere o vereador do JPNT.

Para Rui Pereira, se já é grave “tudo isto ter acontecido por decisão da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, é ainda mais grave vir esta proposta de apoio à Câmara Municipal, quando o senhor presidente e o seu executivo é conhecedor desta situação”.

“Não podemos neste órgão branquear esta situação e fazer de conta que nada sabemos ou nada aconteceu. O que aconteceu é muito grave e este executivo tem de ser responsabilizado por este apoio, dado nestas condições. É inadmissível o “amiguismo” neste processo”, afirma o vereador.

Posto isto, Rui Pereira sustenta que não pode ter outra posição que não seja “votar contra este apoio e remeter o assunto para as entidades competentes, nomeadamente o Ministério Público e a IGF (Inspeção-Geral de Finanças)”.

Pensado em siN Noticias
Recomendado

Últimas Noticías

JPNT vota contra apoio financeiro à Junta de Freguesia da UF Fonte Boa e Rio Tinto e remete assunto para o Ministério Público e...

Realizou-se ontem, quinta-feira dia 6 de maio, uma reunião de Câmara, onde, entre outras propostas, constava a concessão de...

Galo de Barcelos, praia da Apúlia e Associação Recovery IPSS distinguidos pelo Prémio Cinco Estrelas Regiões

O Galo de Barcelos volta a estar entre os vencedores do distrito de Braga do Prémio Cinco Estrelas Regiões,...

Motociclista de 73 anos morre em colisão contra camião em Barcelos

Um homem de 73 anos morreu hoje num acidente de viação em Vila Boa, Barcelos, na sequência da colisão...
- Publicidade Institucional -spot_img

Desporto

Sporting vence Gil Vicente e aumenta vantagem no terceiro lugar

O Sporting venceu hoje quarta-feira, na receção ao Gil...

Leonor Hipolito reforça Gemeses na próxima época

Depois da apresentação da Internacional Sub23, Mafalda Germano que...
- Publicidade -spot_imgspot_img