N SemanárioGalo de Barcelos, praia da Apúlia e Associação Recovery...

Galo de Barcelos, praia da Apúlia e Associação Recovery IPSS distinguidos pelo Prémio Cinco Estrelas Regiões

-

- Publicidade -

O Galo de Barcelos volta a estar entre os vencedores do distrito de Braga do Prémio Cinco Estrelas Regiões, eleito na categoria “Artesanato”, a praia da Apúlia na categoria “Praias”, e Associação Recovery IPSS vence, pelo terceiro ano consecutivo, na categoria de “Cuidados de Saúde Mental”.

Nesta quarta edição, o ícone barcelense, hoje um símbolo do turismo nacional e imagem de marca do território português no estrangeiro, volta a ser o mais reconhecido na sua categoria.

“Este reconhecimento é prova da forte aposta na promoção do Galo que o Município de Barcelos tem vindo a fazer a nível nacional e internacional, nomeadamente com o artesanato; as semanas gastronómicas; os ateliês de pintura; as exposições, entre outros”, refere a autarquia de barcelense.

Já a praia da Apúlia, integrada na Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende, possui um enorme areal, rodeado por dunas que protegem os banhistas dos ventos mais fortes, onde subsistem os antigos moinhos de vento, transformados atualmente em casas de férias.

Muito procurada durante o verão, esta praia possui completas infraestruturas de apoio e é recomendada pelos próprios médicos pela riqueza em iodo. A abundância de algas é uma das características mais marcantes e esteve na origem de uma das figuras mais pitorescas do litoral norte – o Sargaceiro da Apúlia, assim denominado por se dedicar à apanha do sargaço (nome dado às algas), que era utilizado como fertilizante nos campos agrícolas das redondezas.

A associação barcelense Recovery IPSS venceu, pelo terceiro ano consecutivo, o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na categoria de “Cuidados de Saúde Mental”.

A Recovery IPSS é uma Instituição Particular de Solidariedade Social Sem Fins Lucrativos com uma missão de assistência em cuidados de saúde mental e de melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de doença mental e respetivas famílias.

Para o efeito, a Recovery IPSS tem 3 Unidades, todas com acordos de cooperação com os Ministérios competentes (da Saúde, do Trabalho e da Segurança Social).

Em regime de ambulatório, dispõe de um Fórum Sócio Ocupacional para adultos com doença psiquiátrica grave com a finalidade de responder aos pedidos de ajuda de pessoas portadoras de doença mental severa (ex.: esquizofrenias, depressões major, perturbações da personalidade) e seus cuidadores, com intervenção para a recuperação pessoal e clínica que facilite a sua autonomia, integração social e familiar. Tem também uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental de Infância e Adolescência.

Em regime de Internamento tem uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental de Infância e Adolescência, numa Residência de Treino de Autonomia com perturbação mental grave, a primeira no país e a única na Norte.

Paralelamente, a Recovery IPSS apoia também famílias carenciadas disponibilizando bens de primeira necessidade.

Nesta edição, entre os vencedores dos ícones de referência nacional do distrito de Braga, constam o Galo de Barcelos, na categoria artesanato; a praia da Apúlia, em praias; o bacalhau à Braga, na cozinha tradicional portuguesa; o Bom Jesus de Braga, nos monumentos nacionais; a Vila do Gerês, em aldeias e vilas; e o pudim Abade de Priscos, na doçaria regional.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos + 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional, bem como premeia empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional.

Através de uma votação nacional, os portugueses identificaram, para cada região, o que consideram Cinco Estrelas a vários níveis. Esta votação foi gerida pela Multidados.com, uma das empresas de estudos de mercado parceiras dos Prémios Cinco Estrelas, tendo contado no total com a participação de 346 mil consumidores portugueses e tendo sido avaliadas 740 marcas.

Pensado em siN Noticias
Recomendado

Últimas Noticías

Galo de Barcelos, praia da Apúlia e Associação Recovery IPSS distinguidos pelo Prémio Cinco Estrelas Regiões

O Galo de Barcelos volta a estar entre os vencedores do distrito de Braga do Prémio Cinco Estrelas Regiões,...

Motociclista de 73 anos morre em colisão contra camião em Barcelos

Um homem de 73 anos morreu hoje num acidente de viação em Vila Boa, Barcelos, na sequência da colisão...

José Paulo Teixeira candidata-se à Câmara de Barcelos como independente

José Paulo Teixeira, empresário e gestor de empresa, atualmente presidente da União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e...
- Publicidade Institucional -spot_img

Desporto

Óquei vence Sanjoanense numa partida frenética

O Óquei Clube de Barcelos, venceu a Associação Desportiva...

“Terras de Vermoim” 2020 foi mostra de Andebol no Feminino

O Torneio de Andebol Feminino "Terras de Vermoim" 2020...
- Publicidade -spot_imgspot_img