N SemanárioBarcelosCentro de Testagem COVID-19 do IPCA já entrou em...

Centro de Testagem COVID-19 do IPCA já entrou em funcionamento

-

- Publicidade -

O IPCA passa a dispor de um Centro de Testagem à COVID-19 tendo sido os primeiros testes realizados no dia 15 de abril. Visando a realização de testes rápidos de antigénio a todos os estudantes, docentes e funcionários que reiniciem as atividades presenciais a partir de 19 de abril, este centro fica instalado no edifício A do Campus do IPCA, em Barcelos.
Os testes rápidos de antigénio têm por objetivo o rastreio do SARS-CoV-2, o novo coronavírus responsável pela pandemia COVID-19 que serão realizados no edifício A do Campus do IPCA.
A estratégia de realização de rastreios regulares para SARS-CoV-2 constitui, na atual situação epidemiológica, uma ação adicional às medidas não farmacológicas para uma retoma mais segura das atividades educativas e letivas presenciais.
A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, explica que “o objetivo é garantir, tanto quanto é possível, a máxima segurança para todos aqueles que, a partir da próxima segunda-feira, regressam às aulas presenciais e ao trabalho presencial”.
“Além de uma questão de saúde pública estão também em causa questões muito importantes, designadamente a necessidade de assegurar aos nossos estudantes as melhores condições de aprendizagem”, realça Maria José Fernandes.
Para a presidente do IPCA, “é fundamental evitar que o ensino superior volte a ficar confinado e essa é uma responsabilidade de todos nós, dirigentes, docentes, estudantes e pessoal não docente”.
“O IPCA vai, por isso, proporcionar as condições de segurança, mas caberá a cada um de nós, independentemente do resultado do teste à COVID-19, cumprir as escrupulosamente as habituais medidas não farmacológicas de prevenção, designadamente o distanciamento físico, a higienização frequente das mãos, a utilização das máscaras, a limpeza das superfícies e a ventilação dos espaços”, alerta Maria José Fernandes.
A realização dos testes laboratoriais para SARS-CoV-2 em contexto de rastreios destina-se a pessoas sem sintomas sugestivos de COVID-19 e não deve ser aplicada a quem tenha história de infeção, laboratorialmente confirmada, nos últimos 90 dias.
Por uma questão de precaução, nesta fase os testes devem ser aplicados também a quem já foi vacinado contra a COVID-19.
Os resultados dos testes laboratoriais serão conhecidos menos de 24 horas após a sua realização, de forma a isolar, rápida e atempadamente, todas as pessoas com resultados positivos e serem iniciados os procedimentos previstos.
A instalação de um Centro de Testagem COVID-19 no IPCA enquadra-se no “Programa de Testagem CVP – Ensino Superior”, no âmbito da colaboração entre a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e a Cruz Vermelha Portuguesa.
Além do fornecimento dos kits de testes rápidos, o programa prevê a formação de recursos humanos nas instituições de ensino superior que não disponham de profissionais habilitados para este tipo de intervenção. Esta é uma forma de garantir a criação das condições adequadas à realização massiva de testes em todas as universidades e politécnicos do país.
Desde o início da Pandemia, o IPCA dispõe de uma comissão de prevenção da COVID-19 assim como uma linha telefónica de apoio, disponível 24h por dia, a toda a comunidade académica: 253 802 199.

Pensado em siN Noticias
Recomendado

Últimas Noticías

Remoção de amianto obriga ATL da escola EB/JI de Fraião a mudar-se para o Salão Paroquial da Igreja de Tamel São Veríssimo

A Associação de Pais foi informada durante o fim-de-semana pelos serviços do Município de Barcelos, que as obras que...

Sorteio do Campeonato do Futebol Popular de Barcelos a 16 de setembro

A direção da AFP Barcelos informa todos os clubes, e demais interessados, que os sorteios da nova época realizam-se...

CDU Esposende mais uma vez presente na Festa do Avante

No discurso que encerrou este domingo a  45.ª Festa do Avante! e já perspectivando as eleições autárquicas a "escassos...
- Publicidade Institucional -spot_img

Desporto

COVID 19 origina novo modelo de entrega dos Troféus Desportivos «O Minhoto»

Confrontada com a realidade presente, a Organização dos Troféus...

Volta a Portugal mantém-se nas datas previstas em novo calendário UCI

A Volta a Portugal em bicicleta mantém-se nas datas...
- Publicidade -spot_imgspot_img