N SemanárioReligiaoArquidiocese de Braga proíbe compassos ou visitas pascais

Arquidiocese de Braga proíbe compassos ou visitas pascais

-

- Publicidade -

O arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, anunciou hoje que naquela arquidiocese “não é permitida” a realização do compasso ou visita pascal, assim como qualquer “saída simbólica da cruz” durante a Páscoa.

Em nota pastoral após a reabertura das igrejas e com orientações muito concretas para a Páscoa em época de pandemia, Jorge Ortiga sublinha que “nada poderá ser realizado se oferecer a mínima possibilidade de contágio”.

“Teremos de estar permanentemente atentos às orientações da Direção-Geral de Saúde para discernir convenientemente, não deixando de realizar tudo o que é possível e evitando o que possa facilitar o desenvolvimento da pandemia. As determinações são conhecidas mas devem continuar a ser escrupulosamente observadas sem aventureirismos ou interpretações subjetivas”, refere.

Na nota, e em relação à Semana Santa, o arcebispo de Braga determina ainda que a missa vespertina da “ceia do Senhor” omita o lava-pés.

Por outro lado, no ato de Adoração da Cruz, na sexta-feira santa, o beijo da cruz será limitado apenas ao presidente da celebração.

“Há diversas modalidades de adoração da Cruz sem necessidade de beijar”, refere Jorge Ortiga.

Na nota, o arcebispo sublinha ainda a necessidade de “ir prevendo” o verão com casamentos e batizados, “talvez com menos concentrações e sinais exteriores”.

Acrescenta que as festas, “com toda a probabilidade” não poderão ter grandes manifestações exteriores, nomeadamente procissões, mas incita a que as mesmas não sejam canceladas.

“Há modos de as fazer. É chegada a hora de voltar aos tríduos ou novenas, estruturados de uma maneira diferente e adaptada à diversidade de grupos da paróquia. Precisamos de regressar ao essencial e podem ser feitas experiências maravilhosas”, escreve.

Diz ainda que, nos funerais, ninguém deve ser privado de eucaristia e de acompanhamento aos cemitérios, e que também os velórios são momento de sufrágio e de proximidade com os familiares.

Pensado em siN Noticias
Recomendado

Últimas Noticías

APEJIM decide o futuro das cerca de 130 crianças da Escola EB1/JI de Fraião na segunda-feira

Tal como noticiado pelo nosso jornal no dia 06 de setembro, a escola EB1/JI de Fraião iniciou as obras...

Unidos por Palmeira e Curvos iniciou campanha com uma grande arruada

A Lista ás eleições autárquicas do próximo dia 26 de setembro, Unidos por Palmeira e Curvos, começou hoje sábado...

Comício do PS em Gandra boicotado

O Partido Socialista de Esposende tinha marcado para hoje, sexta-feira 17 de setembro, um comício na Escola Básica do...
- Publicidade Institucional -spot_img

Desporto

Faleceu Reinaldo Teles

O "Chefinho", como carinhosamente lhe chamavam os futebolistas que...

Sorteio do Campeonato do Futebol Popular de Barcelos a 16 de setembro

A direção da AFP Barcelos informa todos os clubes,...
- Publicidade -spot_imgspot_img