N Semanário Ambiente Barcelos assegura boas práticas na higiene urbana com serviço...

Barcelos assegura boas práticas na higiene urbana com serviço de limpeza e desinfeção dos contentores de resíduos sólidos

-

A Câmara Municipal avança, na próxima semana, com um serviço de lavagem e desinfeção dos contentores de resíduos sólidos urbanos, integrado no plano de manutenção de boas práticas e condições de higiene urbana.
A aquisição deste serviço, por um prazo de um ano e um custo de 114.237,48€ (IVA incluído), irá implicar a lavagem de aproximadamente 3.100 contentores.
Este serviço abrange a limpeza interior e exterior dos contentores, dentro de uma cuba de lavagem existente no interior da viatura “lava-contentores”. O objetivo é não provocar derrames de líquidos nos arruamentos e/ou base dos contentores. Este serviço será realizado com produtos com o menor grau de nocividade possível para o ambiente, mas que garantam, em simultâneo, a especificidade a que se destinam.
Os serviços do Município realizam diariamente dois turnos de recolha de resíduos sólidos urbanos, com o primeiro turno a funcionar entre as 6h00 e as 12h00 e o segundo entre as 20h00 e as 2h00, de segunda-feira a sábado, sendo que neste último dia, os turnos terminam uma hora mais cedo. Devido à pandemia pela Covid-19, os horários podem sofrer alterações.
São efetuados diariamente oito circuitos diurnos e sete noturnos, com uma média 50 quilómetros cada. Semanalmente, são feitos 16 circuitos diurnos distintos e 10 noturnos. A cada circuito são adstritos uma média de 119 contentores, perfazendo um total de 3.094 equipamentos distribuídos pelo concelho.
O serviço de lavagem e desinfeção contratualizado poderá ser feito em ambos os turnos, com uma média de lavagens por dia de 130 contentores. As águas resultantes das lavagens serão despejadas no parque de viaturas do Município, em Vila Boa, onde existe uma unidade despoluidora de hidrocarbonetos.
O Município alerta para a importância de cada cidadão colocar devidamente os resíduos nos contentores, acondicionando bem o lixo doméstico em sacos, que devem ser depositados sempre no interior do contentor, e nunca no chão, de forma a garantir um efeito mais prolongado da operação de lavagem e desinfeção.

Pensado em siN Noticias
Recomendado

Últimas Noticías

Covid-19: Esposende aumentou 133%, passando de três para sete novos casos

Vinte e cinco concelhos da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) registaram um crescimento superior a 50% de...

As “felizes” escolhas do líder Rui Rio…

opinião Aproxima-se a passos largos as eleições autárquicas de 2021, Setembro ou Outubro será o derradeiro mês de todas as...

1 DE ABRIL João Cepa volta a candidatar-se à câmara municipal de Esposende com apoio do PS, CDS e JPNT

Esta foi a nossa tradicional brincadeira de 1 de abril. No entanto, e apesar de não ser com o...
- Publicidade Institucional -

Desporto

Prémio Figura do Desporto Fangueiro 2020 já tem lista de 15 pré-nomeados

Paulo Sérgio Campos, Hugo Marques, Prof. Luís Campos, Maria...
- Publicidade -