O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, visitou o Centro de Vacinação de Barcelos instalado na Escola Secundária de Barcelos que já se encontra devidamente equipada e preparada para receber a nova fase de vacinação contra a COVID-19 e que iniciará a sua atividade no próximo dia 26 de fevereiro.
Os esforços desenvolvidos pelo Município de Barcelos em parceria com o ACES Cávado III Barcelos/Esposende e a Escola Secundária de Barcelos no sentido de promover o combate à pandemia conhece, agora, um impulso muito significativo com o início da vacinação contra a Covid-19 para os cidadãos maiores de 80 anos ou com mais de 50 com patologias específicas.
Acompanhado pelo Diretor do ACES Cávado III Barcelos / Esposende, Fernando Ferreira, e pelo Diretor da Escola Secundária de Barcelos, Jorge Saleiro, Miguel Costa Gomes referiu que este “é um momento muito importante para todos nós. Dispomos aqui de todas as condições e de capacidade instalada para vacinar todas as pessoas referenciadas pelas autoridades de saúde. Agora é preciso assegurar um fluxo de vacinas que permita que isso seja possível”. E acrescentou que o Município fez o que estava ao seu alcance para criar as “condições mínimas para permitir que o maior número de pessoas possa ser vacinado no mais curto espaço de tempo”.
O apoio da autarquia concretizou-se, desde logo, com a montagem das estruturas e dos equipamentos e com a disponibilização de materiais diversos para adaptar as instalações da Escola Secundária para centro de vacinação, que será composto por uma equipa de vacinação de 22 profissionais de saúde.
A infraestrutura possui uma área de receção, três cabinas de vacinação e uma área de recobro, onde os utentes irão aguardar 30 minutos após a administração da vacina, para avaliação do eventual surgimento de reações.
O espaço irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 20h00.

Para Miguel Costa Gomes “este passo era fundamental para ajudar na resposta à vacinação contra a COVID-19 e a Escola Secundária de Barcelos foi escolhida pela excelência das suas instalações, pela centralidade e acessibilidade, cumprindo todas as regras de distanciamento social e de higiene”.
“Este é mais um passo importante no processo de combate à prevenção de propagação da pandemia com efeitos que se esperam a curto prazo e permitam uma grande imunidade das pessoas e o regresso à normalidade” reforçou o Presidente da Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here