N SemanárioDesportoFonte Boa: Associação Rio, Terra e Mar vai ter...

Fonte Boa: Associação Rio, Terra e Mar vai ter Canoagem federada

-

- Publicidade -

Belmiro Penetra é o mentor do projecto nesta instituição ambientalista
O grande campeão de canoagem, atleta internacional e olímpico pelo CN Fão, Belmiro Penetra, associado e fundador da associação ambientalista sediada em Fonte Boa, tomou as rédeas para a criação de uma secção de canoagem, da qual será o seu Treinador.

Belmiro Penetra, que depois de ter deixado a competição e o Clube Náutico de Fão, se manteve ligado ao desporto e à canoagem, primeiro nos “Amigos da Montanha” de Barcelos (mais radical) e mais tarde na sua própria empresa “Proriver”, com actividades náuticas (lazer), foi um dos fundadores da Associação Rio, Terra e Mar, de carácter ambientalista, com grande incidência para o Rio Cávado e zonas circundantes, que nasceu em Fonte Boa, em 2019.

“A Associação Rio, Terra e Mar surge após um grupo de cidadãos do concelho terem, durante anos, detetado a necessidade de haver um “guardião” ativo e com voz pública na denúncia e resolução dos atentados ecológicos ao Rio Cávado, praias e zonas florestais do concelho de Esposende. A associação foca-se paralelamente na organização de actividades com caráter educacional, preservação e desfrute da natureza junto de toda a população mas com maior enfoque nas camadas jovens.

Com o lema “Sente a Natureza – Respeita, Preserva e Desfruta”, a associação Rio, Terra e Mar fez várias denúncias públicas durante o ano de 2020, documentadas em imagens na sua página de FaceBook, da descarga de efluentes poluentes em vários locais ao longo das margens do rio Cávado. Estas foram detetadas por elementos da associação que se dedicam diariamente, em treino ou lazer, a desportos náuticos.
Ana Mota Veiga, Presidente da Direcção, disse-nos que o Plano de Actividades da Associação Rio, Terra e Mar se encontra suspenso devido às medidas de contingência exigidas pela DGS relativamente à Covid-19. “Estava previsto realizarmos uma limpeza de resíduos nas margens do Rio Cávado, um percurso pedestre pela área das masseiras no concelho de Esposende (Apúlia e Fão) e um passeio de embarcações no Rio Cávado. Contaríamos assim com a participação de pequenos grupos de seguidores da Associação de diversas faixas etárias. Algo muito motivante para todos nós pois passaríamos a mensagem de como é importante manter a natureza livre de poluição para a podermos respeitar e desfrutar na sua globalidade.”

Esta associação, que foi instituída legalmente em janeiro de 2019, teve o seu primeiro acto eleitoral, seis meses depois (10 de junho), tendo como Presidente Ana Cristina Mota Veiga dos Santos, que tem na sua equipa Cristiana Seara Penetra, Tiago Pompeu Vieira Afonso, Manuel Vasquinho Viana, Carlos Manuel da Silva Faria, João André Seara Penetra e João Carlos Viana Esteves.
Manuel José Capitão Vale é o Presidente da Assembleia Geral, da qual fazem ainda parte Adriano Magalhães e José Miguel Silva, enquanto que o Conselho Fiscal é formado por Joaquim Maurício Carvalho, Marco Pereira e Vítor Silva.

Pensado em siN Noticias
Recomendado

Últimas Noticías

PSD e movimento independente selam candidatura conjunta em Barcelos

- O movimento independente “Barcelos Terra do Futuro” (BTF) anunciou hoje que chegou a um “acordo de princípio” com...

PCP manifestou-se em Belinho pela reabertura imediata do Centro de Saúde (c/ video)

O PCP esteve ontem, segunda-feira, dia 12 de março, em Belinho a manifestar-se em defesa da reabertura do Centro...

Esposende: André Ventura visitou Apúlia

André Ventura, líder do Chega, visitou hoje a praia de Apúlia, em Esposende, onde conversou com pescadores e floricultores https://www.youtube.com/watch?v=8pyUPcwMjp8
- Publicidade Institucional -spot_img

Desporto

Final da Liga dos Campeões será em Lisboa

Bild adianta os motivos que levaram à escolha da...

Leonor Hipolito reforça Gemeses na próxima época

Depois da apresentação da Internacional Sub23, Mafalda Germano que...
- Publicidade -spot_imgspot_img