N SemanárioCulturaAlunos da EB António Rodrigues Sampaio de visita à...

Alunos da EB António Rodrigues Sampaio de visita à lota de Esposende

-

- Publicidade -

Nos meses de outubro e novembro, alunos do 9.º ano da EB António Rodrigues Sampaio visitaram o Posto de Vendagem do peixe de Esposende (lota), contactaram com alguns dos pescadores locais e vivenciaram o ambiente da pesca artesanal local, processos de produção e a inter-relação com o território e a sustentabilidade.

Esta atividade, dinamizada pela professora de geografia Isabel Morais, contou com a parceria do Município de Esposende, ao nível do transporte dos alunos, e da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, através da colaboração direta da sua colaboradora Carla Morais e dos pescadores António Gonçalves (“Toninho Galo”), Carlos Gonçalves (“Litos”), Augusto Silva (“Carneiro”) e José Paulo Loureiro.

Com esta experiência, os alunos adquiriram competências geográficas fora da sala de aula, integrando saberes, relacionando-os entre si e analisando criticamente a informação, contribuindo para a construção de uma cidadania mais participativa e consciente.

A atividade desenvolveu-se em articulação, e com a colaboração, da disciplina de educação visual, através da professora Carla Cardoso, e da biblioteca da escola, através da professora bibliotecária Augusta Almeida, integrando-se no programa Escola Azul, promovido pelo Ministério do Mar, e desenvolvido pela Direção-Geral de Política do Mar, tendo como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.

Pensado em siN Noticias
Recomendado

Últimas Noticías

Associação Desportiva de Esposende vai a votos para eleger os próximos Órgão Sociais

Realiza-se amanhã, quinta-feira 24 de junho, a Eleição para os novos Corpos Sociais da ADEsposende. O ato eleitoral decorrerá no...

Município de Barcelos já transferiu mais de 5,3 milhões de euros para as freguesias

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, em reunião ordinária realizada no dia 18 de junho, um conjunto de subsídios...

Rodrigo Lima e João Maia vencem em Viana do Castelo

A equipa de Orientação dos Amigos da Montanha participou no último domingo no Viana City Race. A prova pontuável...
- Publicidade Institucional -spot_img

Desporto

FPF cria fundo de 4,7 milhões de euros para apoiar futebol não profissional

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira,...

Treinador Rui Almeida de saída do Gil Vicente

O técnico foi informado da decisão do clube segunda-feira e...
- Publicidade -spot_imgspot_img