Situação é prolongada por decisão hoje tomada em Conselho de Ministros. Recorde as regras que devem ser cumpridas.
O Governo decidiu, esta quinta-feira, prolongar o Estado de Contingência em Portugal Continental. “O Conselho de Ministros aprovou hoje a resolução que prorroga a declaração da situação de contingência em todo o território nacional, no âmbito da pandemia da doença Covid-19, até às 23h59 do dia 14 de outubro de 2020”, pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros.
A decisão do Governo foi anunciada pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, adiantando que a situação de contingência no Continente será reavaliada pelo Executivo dentro de duas semanas, então já com uma análise mais aprofundada sobre o impacto das primeiras semanas de aulas nas escolas.
As medidas que estiveram em vigor nos passados 15 dias vão “manter-se”. Recorde-se que a Situação de Contingência agora em vigor teve início às 00h00 do dia 15 de setembro e termina às 23h59 de dia 30 de setembro.
A Madeira está em Situação de Calamidade, decretada pelo Governo Regional, até ao final do mês de setembro, o mesmo nível mantido pelo Governo dos Açores até 1 de outubro nas cinco ilhas com ligação aérea ao exterior do arquipélago (Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial).
As restantes quatro ilhas açorianas (Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo) permanecem em Situação de Alerta até à mesma data.