N SemanárioCulturaMuseu do Design Português vai abrir na cidade de...

Museu do Design Português vai abrir na cidade de Barcelos

-

- Publicidade -

Casa Conde de Vilas Boas vai receber uma parte da coleção do professor português. Cerca de 500 peças que representam “as maiores empresas industriais e designers do país” vão estar na base do novo museu.

Este depósito da Colecção Paulo Parra conta com cerca de 500 peças, que representam “as maiores empresas industriais e designers do país” nas áreas da cerâmica, vidro, madeira, metal, plásticos e papel. É constituída, nomeadamente, por “produtos de referência” de empresas como a Vista Alegre, Electrocerâmica, Porcelanas de Coimbra, Bordalo Pinheiro, Oliva, Hipólito e TAP, entre outras. “Trata-se de um património artístico único na história do design, inovação e tecnologia portuguesas”, sublinha o município.

A Câmara Municipal de Barcelos já aprovou, em reunião ordinária realizada no dia 24 de julho, a abertura do procedimento de concurso público da “Recuperação e remodelação da Casa Conde de Vilas Boas”. A obra vai a concurso por 2.633.327,91€, acrescido de IVA, e integra o conjunto dos projetos inscritos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (prioridade de investimento 6.5), programa cofinanciado pela União Europeia que prevê uma comparticipação de cerca de 2.3 milhões de euros para este projeto.

Trata-se de uma intervenção com reabilitação integral do edifício Casa Conde de Vilas Boas e tem como objetivo principal criar uma estrutura vocacionada para a memória da cidade e realização de eventos que possam atrair dinâmicas de outras instituições. Por outro lado, segue a sequência de reabilitação da Casa Ascensão Correia que incluiu, no mesmo quarteirão o Museu de Olaria, dando origem a uma concentração de oferta diversificada de estruturas orientadas para as atividades culturais. Ao mesmo tempo, recupera a qualidade paisagística do ambiente urbano da margem direita do Rio Cávado e da Ponte Medieval.

(Foto: O presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, e o proprietário da coleção, Paulo Parra, na assinatura do respetivo protocolo nos Paços do Concelho.)

Pensado em siN Noticias
Recomendado

Últimas Noticías

PSD Barcelos: Nacional impõe Mário Constantino como candidato à Câmara Municipal

Quando tudo indicava que o empresário João Sousa seria o candidato do PSD Barcelos, após escolha na semana passada,...

Vestígios de exploração marinha da Antiguidade descobertos em Esposende

FOTO: JN Um conjunto de vestígios ligados à exploração de recursos marinhos, "que remontarão à Idade Média ou à Época...

Covid-19: Esposende aumentou 133%, passando de três para sete novos casos

Vinte e cinco concelhos da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) registaram um crescimento superior a 50% de...
- Publicidade Institucional -spot_img

Desporto

ADRC FONTE BOA APRESENTA ADÁRICO FRAGOSO COMO TREINADOR

A Direção da ADRC Fonte Boa, apresentou esta semana...

1º Mergulho do Ano Apúlia 2021 – 4ª Edição

Atendendo aos condicionalismo e restrições que vivemos devido ao...
- Publicidade -spot_imgspot_img