Domingo, 21 Julho 2024

#informaçãoSEMfiltro!

GNR: Operação BÓREAS – 5 detidos em desmantelamento de rede de comércio ilegal de tabaco

A Unidade de Ação Fiscal (UAF) da GNR desencadeou, desde as 07h00 do dia de ontem 21 de julho, sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, a Operação BÓREAS, dando cumprimento a diversos mandados de busca e de detenção, em várias localidades dos distritos de Braga, Lisboa e Setúbal, tendo resultado na detenção de cinco homens, com idades entre os 31 e os 63 anos, e na apreensão de mais de 3 milhões de cigarros.

A investigação, que decorre há mais de um ano, desenvolvida pelo Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Lisboa, identificou um esquema fraudulento, de dimensão transnacional, orientado para a introdução tabaco de contrabando em território nacional, sem o pagamento da prestação tributária devida em sede do Imposto Especial Sobre o Consumo de tabaco (IT) e do IVA.

A realização desta operação, que inclui o cumprimento de cinco mandados de detenção, 20 mandados de busca domiciliária, 21 mandados de busca em viaturas e 23 mandados de busca não domiciliária, visa o desmantelamento desta rede organizada e a apreensão de meios de prova que fundamentem os indícios da prática dos crimes de associação criminosa, contrabando qualificado, introdução fraudulenta no consumo qualificada, fraude qualificada e o crime de recetação de mercadoria objeto de crime aduaneiro.

Foram  apreendidos 3.300.000 cigarros, o que significa que caso esse tabaco tivesse sido introduzido no consumo, teria provocado uma diminuição das receitas do Estado num valor superior a 600 mil euros.

O tabaco, proveniente de contrabando ou introduzido fraudulentamente no consumo em território nacional, tinha proveniência extracomunitária, concretamente de Angola, e também de Espanha, destinando-se à comercialização, através de circuitos marginais, em estabelecimentos de restauração e bebidas da área de Lisboa e Vale do Tejo.

Para além de defraudar o Estado Português, o tabaco era produzido e comercializado sem o cumprimento das normas estipuladas pelas entidades reguladores e autoridades de saúde.

No decorrer da operação, foram ainda constituídos arguidos 14 homens e apreendidos mais cerca de 100.000 cigarros, perfazendo um total de 3.400.000, uma caçadeira, uma pistola de calibre .22, nove litros de álcool e 15.000 euros em numerário.

A Operação foi executada por 113 militares da UAF, com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

outras notícias

Leixões SC adquire Complexo Desportivo de Fão por 1,5 milhões de euros

O emblema de Matosinhos investiu cerca de 1,5 milhões de euros na aquisição do referido complexo, que comporta o estádio e também os terrenos...

Ricardo Esposende é o novo treinador da Associação Desportiva de Esposende

Foi apresentada hoje, a nova equipa técnica para a época de 2024/2025 da Associação Desportiva de Esposende. Depois de Jó Faria não ter conseguido a...

Colocação da 1.ª pedra da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro Social da Paróquia de Curvos

Decorreu no passado sábado, 15 de junho, a cerimónia de colocação da primeira pedra da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro Social...

AS Roma vence XXXVII Torneio Internacional de Futebol Infantil – Fernando Pilar Cunha

Decorreu este fim de semana, 15 e 16 de junho, no Estádio Padre Avelino Peres Filipe, nas Marinhas, o tão aguardado torneio internacional infantil....