Sexta-feira, 5 Abril 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Alunos de Barcelos vencem 2.º lugar do projeto “No Poupar Está o Ganho”

O trabalho apresentado pela turma 4.º C da Escola Básica da Freguesia de Abade de Neiva, Barcelos, conquistou o 2º lugar de Melhor Trabalho do 2º ciclo do ensino básico da 10.ª edição do projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e ao qual concorreram 5.792 alunos, do ensino básico ao secundário, de todas as escolas do país.
Os alunos de Abade de Neiva concorreram com o vídeo “Opiniões dos alunos sobre a importância da Educação Financeira.”
No âmbito deste concurso, foram atribuídos prémios aos melhores trabalhos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. O programa já envolveu mais de 30 mil alunos.
Os prémios foram dados a conhecer no passado dia 19 de junho, em formato online, através dos canais de Facebook e do Youtube, numa sessão que contou com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O júri do concurso foi constituído por representantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, do Banco de Portugal, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da Associação Portuguesa de Seguradores.
Com a adesão a este projecto, o Município de Barcelos procurou sensibilizar as crianças e os jovens para os hábitos de poupança e de consumo responsáveis, ajudando-os a adquirir competências financeiras que lhes permitam a tomada de decisões corretas e informadas no futuro.
Os vencedores foram os seguintes: no 1.º ciclo do ensino básico, a turma do 3º B da Escola Básica de Agudela, Pampelido, em Matosinhos, foi a vencedora do 1º prémio com o jogo “Quem quer ser poupado”; o segundo prémio foi para os alunos da turma  4º C da EB de Abade de Neiva,  com o vídeo “Opiniões dos alunos sobre a importância da Educação Financeira”; o terceiro prémio foi para os alunos do 3º/4º anos da EB de Crestins, Maia.
Quanto ao 2º ciclo, a distinguida foi a turma 10 do 6º ano da Escola Básica Júlio Brandão, em Vila Nova de Famalicão, com o projeto “€UROGEST – ‘carteira’ digital”; o segundo e terceiros prémios foram para a turma do 5º G da EB Nadir Afonso, Chaves, e do 6ºC do Colégio de S. Gonçalo, de Amarante.
Já na competição do 3º ciclo, a grande vencedora foi a Escola Básica e Secundária Santos Simões, em Guimarães, com o projeto em vídeo “Heróis Poupança”, do 9.º D; o segundo prémio foi atribuído aos alunos da turma E do 9º. Ano da EB 2,3/S de Vale Cambra.

No ensino secundário, a vencedora foi a turma CP2MM1, do 10º ano, da EPRAMI – Escola Profissional Alto Minho Interior, em Monção.

Para além dos prémios atribuídos pelo júri, foi ainda concedida uma distinção de melhor trabalho, através do voto do público. Nesta categoria, o vencedor foi a turma 9º A da Escola Básica de Dairas, de Vale de Cambra, que, assim, acumulou mais um prémio.

outras notícias

Seguros dos Bombeiros Voluntários suportados pelo Município até 2026

Foi aprovado esta manhã em reunião de câmara, a proposta de financiamento de todos os encargos financeiros relativos aos seguros de acidentes de trabalho,...

Desfile de Carnaval infantil adiado para 16 de fevereiro

O Município de Esposende anunciou hoje o adiamento do Desfile de Carnaval “Fantasia Ambiente 2024”, para a próxima sexta-feira, dia 16, pelas 10 horas,...

SIPE Barcelos/Esposende organiza amanhã Seminário “Municipalização e/tem Futuro!?”

O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) vai organizar amanhã, sábado, 27 de janeiro, das 14h às 18h, um Seminário de curta duração...

Hoje A TERRA TREME às 11:14

A TERRA TREME é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração...