Terça-feira, 2 Julho 2024

#informaçãoSEMfiltro!

Covid-19. Pulverizar ruas com desinfetante é perigoso e não eficaz diz OMS

Em março, a diretora-geral da saúde, Graças Freitas, tinha declarado em conferência de imprensa “não existir nenhuma evidência científica que sejam eficazes [as desinfeções]”.
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Pulverizar ou fumigar desinfetante nas ruas, como alguns países estão a fazer para combater a pandemia de covid-19, não elimina o vírus e coloca riscos sanitários, advertiu a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A pulverização ou fumigação de espaços exteriores, como ruas ou mercados, não é recomendada para destruir o novo coronavírus ou outros agentes patogénicos porque é inativada pela sujidade”, explica a OMS num documento sobre a limpeza e desinfeção das superfícies no quadro do combate à pandemia.

A OMS acrescenta que “mesmo em caso de ausência de matérias orgânicas, é pouco provável que a pulverização química cubra corretamente todas as superfícies durante o tempo de contacto necessário para inativar os agentes patogénicos”.

“Por outro lado, as ruas e os passeios não são considerados reservatórios de infeção do covid-19”, sustenta a organização no mesmo documento.

A OMS alerta ainda que esta medida “mesmo feita no exterior, pode ser perigosa para a saúde humana”, e recomenda que, “em caso algum devem ser pulverizadas pessoas” porque “não reduz a capacidade de um infetado propagar o vírus por gotículas ou contacto”.

Pulverizar cloro ou outros produtos químicos tóxicos sobre as pessoas pode causar irritações dos olhos e da pela, bronco-espasmos e problemas gastrointestinais, alerta a organização.

Ruas desertas de Cascais desinfetadas para combater disseminação do coronavírus
Ruas desertas de Cascais desinfetadas para combater disseminação do coronavírus
A entidade mundial para a saúde pública diz ainda que também “não recomenda a aplicação sistemática de desinfetantes em superfícies por pulverização ou fumigação nos espaços interiores”.

“Se for preciso aplicar desinfetantes, convém fazê-lo com um pano ou um toalhete embebido de desinfetante”, recomenda.

O vírus covid-19, na origem da pandemia mundial que já provocou mais de 300.000 mortos, pode fixar-se nas superfícies e nos objetos, mas ainda não há informações precisas da duração do seu tempo de vida nos vários materiais.

Alguns estudos indicaram que o vírus poderá permanecer vários dias ativo em diversos tipos de superfícies, mas essas informações foram recolhidas em condições experimentais, ressalva a OMS.
Em março deste ano, a diretora-geral da saúde, Graças Freitas, tinha declarado em conferência de imprensa “não existir nenhuma evidência científica que sejam eficazes [as desinfeções] e portanto não é uma medida que se recomende”.

Na altura defendeu que não era prioritário ter trabalhadores a desinfetar ruas para combater o contágio pelo novo coronavírus, como fizeram algumas autarquias, “porque não há qualquer certeza que tenha influência”.

“O que vai travar a covid-19 é estarmos distantes uns dos outros”, sublinhou Graça Freitas na conferência de imprensa.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 307 mil mortos e infetou mais de 4,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Em Portugal, morreram 1.203 pessoas das 28.810 confirmadas como infetadas, e há 3.822 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

outras notícias

Ricardo Esposende é o novo treinador da Associação Desportiva de Esposende

Foi apresentada hoje, a nova equipa técnica para a época de 2024/2025 da Associação Desportiva de Esposende. Depois de Jó Faria não ter conseguido a...

Colocação da 1.ª pedra da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro Social da Paróquia de Curvos

Decorreu no passado sábado, 15 de junho, a cerimónia de colocação da primeira pedra da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro Social...

AS Roma vence XXXVII Torneio Internacional de Futebol Infantil – Fernando Pilar Cunha

Decorreu este fim de semana, 15 e 16 de junho, no Estádio Padre Avelino Peres Filipe, nas Marinhas, o tão aguardado torneio internacional infantil....

Junho e julho com “Folclore na Praça” às terças-feiras à noite em Esposende

Arranca hoje, às 21h30, no Largo Dr. Fonseca Lima, em Esposende, o evento “Folclore na Praça”, promovido pelo Município de Esposende, no âmbito da...