O texto “A Furgoneta”, do Teatro de Balugas, é o projeto vencedor da 1.ª edição da Bolsa TEIA de Criação Teatro Amador, lançada com o objetivo de incentivar a produção teatral no âmbito das associações que integram a rede cultural TEIA – Teatro.
Em Iniciativa Associativa, do Projeto Comunidade do Teatro do Noroeste – CDV (Centro Dramático de Viana do Castelo).
A peça de teatro conta a história de Romão e do irmão que decidem reformar o negócio do pai, homem com milhares de quilómetros feitos pelas aldeias do Minho. Mas agora o negócio é outro: a furgoneta que vendia tudo e mais alguma coisa passa a startup, e a compra de uma simples faca, que dava para estonar batatas e cortar o pescoço ao frango, já não é feita da mesma maneira!
Confrontados por um modo de vida que está a chegar ao fim entre os últimos fregueses e os velhos vendedores ambulantes, os dois irmãos vêm-se divididos entre o progresso tecnológico e os que ainda resistem nas aldeias à espera da buzina estridente da furgoneta e de dois dedos de conversa.
O espetáculo, com texto e encenação de Cândido Sobreiro, tem estreia agendada para este ano, inserido no Festival Transfronteiriço de Teatro Amador PLATTA, promovido pela TEIA – Teatro em Iniciativa Associativa, FEGATEA – Federação Galega de Teatro Amador, Erregueté – Revista Galega de Teatro e pela Federação de Grupos Amadores de Teatro de Castela e Leão.